Um jovem planeta próximo está a ser aniquilado pela sua estrela-mãe

A. Passwaters / Rice University

Conceito artístico do PTFO8–8695 b

Conceito artístico do PTFO8–8695 b

Uma equipa de astrónomos anunciou a descoberta de um novo planeta, que pode ser um dos mais jovens da nossa galáxia – e que está em risco de ser destruído pela estrela que orbita.

Designado como PTFO8–8695 b, o planeta agora descoberto tem uma característica que o torna único: orbita uma estrela em Orion, a apenas 1.100 anos luz da Terra, mas tão próximo dela que está em risco.

A descoberta foi anunciada num estudo aceite no Astrophysical Journal e pré-publicado online.

Com uma órbita que leva apenas 11 horas a complar, este “Júpiter quente”, termo aplicado a planetas quentes com grandes massas e curtos períodos orbitais, parece estar preso numa espiral de morte.

Os astrónomos acham que o PTFO8–8695 b está já, lentamente, a perder as suas camadas externas, que estão a ser arrancadas pela gravidade da estrela.

“Poucos planetas conhecidos têm órbitas tão curtas como esta”, diz à Science Alert o astrónomo Christopher Johns-Krull, investigador da Rice University, nos EUA.

“Mas como esta estrela tem apenas 2 milhões de anos, este exemplo é um dos mais extremos que conhecemos”, diz Johns-Krull.

O estado do planeta ainda precisa de ser confirmado cientificamente, mas a juventude do PTFO8–8695 b, bem como as características da sua infeliz órbita, sugerem que é um planeta especial.

“Os dados que temos sugerem que este é um dos planetas mais jovens que já observamos”, diz o astrónomo.

A lista de planetas conhecidos está a aumentar a uma velocidade alucinante.

Recentemente, cientistas da NASA publicaram uma lista com 1.284 planetas identificados, a acrescentar aos 3.432 já conhecidos.

A maior parte destes exoplanetas orbita estrelas já na “meia idade”, como o nosso Sol, que já tem 4,5 mil milhões de anos.

Mas, segundo Johns-Krull, não há muitas estrelas jovens conhecidas que possam ser observadas em telescópios.

As estrelas jovens são relativamente activas, com fortes campos magnéticos e produção frequente de explosões visuais, sendo é mais complicado para os astrónomos medirem com rigor se têm planetas na sua órbita.

E isso torna o jovem PTFO8–8695 b uma raridade – cujo destino, provavelmente infeliz, ninguém consegue saber ao certo.

“Não sabemos o que lhe vai acontecer – nem quão rapidamente vai perder a sua massa, ou sequer se conseguirá sobreviver”, concluiu o investigador.

E nem cá estaremos para o descobrir.

ZAP / CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …

Rio diz ser preocupante "notória desvalorização" que PS faz do ministro das Finanças

O líder do PSD disse, esta sexta-feira, ser preocupante a "notória desvalorização" que o Governo tem feito do ministro da Finanças, apontando como exemplo as novas regras de contratação nas PPP. "Temos assistido nos últimos dias …

Morreu a indiana que foi queimada quando ia a caminho do tribunal

A suposta vítima de violação, que foi incendiada a caminho de uma audiência de tribunal, morreu, esta sexta-feira, num hospital de Nova Deli. A mulher foi atacada por um grupo de homens na cidade de Unnao, no …

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …