Um jovem planeta próximo está a ser aniquilado pela sua estrela-mãe

A. Passwaters / Rice University

Conceito artístico do PTFO8–8695 b

Conceito artístico do PTFO8–8695 b

Uma equipa de astrónomos anunciou a descoberta de um novo planeta, que pode ser um dos mais jovens da nossa galáxia – e que está em risco de ser destruído pela estrela que orbita.

Designado como PTFO8–8695 b, o planeta agora descoberto tem uma característica que o torna único: orbita uma estrela em Orion, a apenas 1.100 anos luz da Terra, mas tão próximo dela que está em risco.

A descoberta foi anunciada num estudo aceite no Astrophysical Journal e pré-publicado online.

Com uma órbita que leva apenas 11 horas a complar, este “Júpiter quente”, termo aplicado a planetas quentes com grandes massas e curtos períodos orbitais, parece estar preso numa espiral de morte.

Os astrónomos acham que o PTFO8–8695 b está já, lentamente, a perder as suas camadas externas, que estão a ser arrancadas pela gravidade da estrela.

“Poucos planetas conhecidos têm órbitas tão curtas como esta”, diz à Science Alert o astrónomo Christopher Johns-Krull, investigador da Rice University, nos EUA.

“Mas como esta estrela tem apenas 2 milhões de anos, este exemplo é um dos mais extremos que conhecemos”, diz Johns-Krull.

O estado do planeta ainda precisa de ser confirmado cientificamente, mas a juventude do PTFO8–8695 b, bem como as características da sua infeliz órbita, sugerem que é um planeta especial.

“Os dados que temos sugerem que este é um dos planetas mais jovens que já observamos”, diz o astrónomo.

A lista de planetas conhecidos está a aumentar a uma velocidade alucinante.

Recentemente, cientistas da NASA publicaram uma lista com 1.284 planetas identificados, a acrescentar aos 3.432 já conhecidos.

A maior parte destes exoplanetas orbita estrelas já na “meia idade”, como o nosso Sol, que já tem 4,5 mil milhões de anos.

Mas, segundo Johns-Krull, não há muitas estrelas jovens conhecidas que possam ser observadas em telescópios.

As estrelas jovens são relativamente activas, com fortes campos magnéticos e produção frequente de explosões visuais, sendo é mais complicado para os astrónomos medirem com rigor se têm planetas na sua órbita.

E isso torna o jovem PTFO8–8695 b uma raridade – cujo destino, provavelmente infeliz, ninguém consegue saber ao certo.

“Não sabemos o que lhe vai acontecer – nem quão rapidamente vai perder a sua massa, ou sequer se conseguirá sobreviver”, concluiu o investigador.

E nem cá estaremos para o descobrir.

ZAP / CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …