Um exemplo para os humanos: Os peixes olham-se ao espelho antes de atacarem os outros

Universidade Metropolitana de Osaka

Um Labroides dimidiatus a ver-se ao espelho

O peixe bodião-limpador (Labroides dimidiatus) faz o que muitos humanos não fazem: Olha-se ao espelho e faz uma auto-avaliação, antes de atacar os outros.

Depois de, há cinco anos, se ter descoberto que o bodião-limpador se reconhece quando se vê ao espelho, um novo estudo revelou agora que este peixe também usa o espelho para avaliar se está ou não capaz de entrar numa luta.

Estes peixes de recifes de coral mostraram uma notável inteligência ao passarem no teste do espelho – uma avaliação que mede se um animal reconhece o seu reflexo.

Como refere a New Scientist, este tipo de peixes utilizam o espelho para criar uma imagem mental do seu próprio tamanho corporal, comparando-o com o de outros peixes.

À margem do estudo, publicado esta quarta-feira na Scientific Reports, os bodiões foram expostos a imagens de peixes maiores ou mais pequenos do que eles.

Quando os peixes viam apenas a imagem, lutavam com os rivais, independentemente do tamanho. No entanto, ao introduzir um espelho, os peixes ficaram mais contidos.

Quando os investigadores fizeram essa experiência, os peixes escolheram lutar apenas contra os rivais mais pequenos – o que sugere que utilizaram o reflexo para comparar o seu tamanho com o do adversário.

É importante referir que aquário estava dividido de forma a que o bodião não pudesse ver o seu reflexo e a fotografia do peixe rival ao mesmo tempo. Por isso, os cientistas teorizam que o peixe comparar imagem com uma aproximação mental do tamanho do seu próprio corpo.

Esta descoberta surpreendeu os cientistas, que – a priori – teorizavam que os bodiões reagiam de forma agressiva quem quer que fosse o seu rival.

“Isto foi inesperado porque tínhamos uma imagem de que este peixe mostra sempre agressividade contra os rivais, independentemente do tamanho”, disse o líder da investigação, Taiga Kobayashi, citado pela New Scientist.

Agora levanta-se a questão: Como é que os bodiões-limpadores desenvolveram esta capacidad, se evoluíram num ambiente sem espelhos?

Taiga Kobayashi diz que os peixes são suficientemente inteligentes para utilizar o espelho como uma ferramenta de decisão.

De facto, olhar ao espelho, antes de se atacar alguém, é muito importante. Será que a generalidade dos humanos costumamfazer o mesmo?

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.