Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos casos, o abusador é homem.

“Há muito ainda a ideia errada e limitada que violência sexual acontece apenas quando há uma violação“, disse Ângelo Fernandes, fundador da Quebrar o Silêncio, uma associação de apoio especializado para homens vítimas de violência sexual, citado pela TSF.

Segundo indicou, “há muitas vítimas que sentem que não podem procurar apoio porque não houve uma violação, sentem que não foram vítimas e acabam por ficar silenciados”.

Quando a Quebrar o Silêncio foi lançada, há três anos, receberam 45 pedidos de auxílio. Em 2019, recebeu 99 pedidos de apoio. Ao longo dos primeiros anos de atividade, 251 homens procuraram os serviços da associação.

De acordo com Ângelo Fernandes, as vítimas que têm procurado apoio têm entre 30 e 40 anos e estiveram em silêncio durante muito tempo, já que a “a maioria dos casos ocorre na infância ou na pré-adolescência”. Na maioria dos casos o abusador é homem.

A associação disponibiliza serviços gratuitos e confidenciais de apoio psicológico, grupos de ajuda mútua e auxílio entre pares. “São homens que muitas vezes sofrem com pensamentos intrusivos, têm memórias do abuso constantemente, sentem-se isolados, evitam relacionamentos de forma a protegerem-se”, contou o fundador.

A Quebrar o Silêncio registou ainda um aumento nos pedidos de apoio de pessoas amigas e familiares. Em 2018, foram 35 pedidos, em 2019 foram 75. “Na sua grande maioria, são esposas, namoradas ou mães de um sobrevivente que nos procuram para saber como podem ajudar esse homem. A partilha da história de abuso pode afetar a dinâmica do casal ou a dinâmica familiar”, acrescentou Ângelo Fernandes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena. Os picentinos foram um povo …

Vacina contra o coronavírus não chega a tempo de travar epidemia

Uma eventual vacina eficaz no combate ao novo coronavírus não deverá chegar a tempo de travar a epidemia, saliente o infecciologista Vítor Laerte. O surto de coronavírus, originário de Wuhan, tem-se espalhado aos poucos por todo …

Força Espacial de Trump trabalha "bem de perto" com Musk e Space X

A Força Espacial dos Estados Unidos, cuja criação foi anunciada pelo Presidente norte-americano em junho de 2018, está a desenvolver os seus trabalhos "bem de perto" com o multimilionário Elon Musk e a sua empresa …

Istanbul B. 4-1 Sporting | "Leão" deixa fugir os dois pássaros

O Sporting disse adeus à Liga Europa, ao cair na Turquia, frente ao Istanbul Basaksehirk após prolongamento, com um resultado de 4-1, e 5-4 no conjunto das duas mãos. Após a vitória por 3-1 em Alvalade, …

Fábio Silva: "No Benfica sempre foram impecáveis comigo"

O jovem avançado de 17 anos do FC Porto, Fábio Silva, recordou a passagem pela formação do SL Benfica, confessando que lá todos o trataram muito bem. Em entrevista ao jornal Vivacidade, Fábio Silva, jovem jogador …

Montijo: Rio defende que ao PSD “não lhe compete fazer rigorosamente nada"

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu hoje que é ao Governo que cabe negociar com as Câmaras que se opõem ao futuro aeroporto do Montijo e que aos sociais-democratas “não compete fazer rigorosamente nada”. “Ao …

Canibalismo entre ursos polares está a aumentar (e parte da culpa é nossa)

A falta de alimento, o degelo e o aumento da presença humana são alguns fatores que estão a fazer disparar os casos de canibalismo entre ursos polares no Ártico. Ilya Mordvintsev, especialista em ursos polares no …

Porto 1-3 Leverkusen | Bayer deixa "dragões" de cabeça à roda

O FC Porto disse adeus – “auf wiedersehen” – às competições da UEFA esta temporada, sem glória nos 16-avos-de-final da Liga Europa.  Após o desaire na semana passada por 2-1 na primeira mão desta eliminatória, os …