Um dos hackers mais perigosos do Estado Islâmico abatido em ataque aéreo

@centcom / Twitter

O Departamento de Defesa norte-americano confirmou esta sexta-feira a morte de um dos principais ‘hackers’ do autoproclamado grupo Estado Islâmico na Síria, no início da semana, uma informação que tinha sido publicada por ‘media’ dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Em conferência de imprensa, o porta-voz do comando militar dos Estados Unidos, Patrick Ryder, confirmou a morte de Junaid Hussain, britânico de 21 anos, num ataque aéreo norte-americano lançado no início da semana em Raqqa, na Síria.

Junaid Hussain era um especialista em informática e a sua principal missão era recrutar “lobos solitários” através da Internet para que realizassem ataques em nome dos ‘jihadistas’ do EI contra soldados dos EUA, dos quais lhes facultava dados pessoais.

“Tratava-se de um indivíduo muito perigoso. Tinha boa capacidade técnica e tinha manifestado um forte desejo de matar norte-americanos e recrutar outros para que fizessem o mesmo”, apontou.

Hussain é tido como o fundador do auto-denominado Cyber Caliphate, grupo de hackers supostamente ligado ao Estado Islâmico que em janeiro invadiu o Twitter do Comando Central militar dos EUA.

Hussain tinha antecedentes criminais no Reino Unido, o seu país de origem, onde em 2012 esteve preso por publicar a agenda de contactos do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e por prestar informação falsa em chamadas para uma linha telefónica da luta antiterrorista.

“Eliminamos uma importante ameaça do campo de batalha”, realçou o porta-voz do Pentágono.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Infra-humanos abaixo de insecto rastejante tem lá inteligência para serem hackers ou o que quer que seja? Está cientificamente demonstrado que um islâmico tem inteligência inferior a uma bactéria. Por isso se comporta irracionalmente como se vê.

RESPONDER

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …