/

Um dos hackers mais perigosos do Estado Islâmico abatido em ataque aéreo

3

@centcom / Twitter

O Departamento de Defesa norte-americano confirmou esta sexta-feira a morte de um dos principais ‘hackers’ do autoproclamado grupo Estado Islâmico na Síria, no início da semana, uma informação que tinha sido publicada por ‘media’ dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Em conferência de imprensa, o porta-voz do comando militar dos Estados Unidos, Patrick Ryder, confirmou a morte de Junaid Hussain, britânico de 21 anos, num ataque aéreo norte-americano lançado no início da semana em Raqqa, na Síria.

Junaid Hussain era um especialista em informática e a sua principal missão era recrutar “lobos solitários” através da Internet para que realizassem ataques em nome dos ‘jihadistas’ do EI contra soldados dos EUA, dos quais lhes facultava dados pessoais.

“Tratava-se de um indivíduo muito perigoso. Tinha boa capacidade técnica e tinha manifestado um forte desejo de matar norte-americanos e recrutar outros para que fizessem o mesmo”, apontou.

Hussain é tido como o fundador do auto-denominado Cyber Caliphate, grupo de hackers supostamente ligado ao Estado Islâmico que em janeiro invadiu o Twitter do Comando Central militar dos EUA.

Hussain tinha antecedentes criminais no Reino Unido, o seu país de origem, onde em 2012 esteve preso por publicar a agenda de contactos do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e por prestar informação falsa em chamadas para uma linha telefónica da luta antiterrorista.

“Eliminamos uma importante ameaça do campo de batalha”, realçou o porta-voz do Pentágono.

ZAP / Lusa

3 Comments

  1. Infra-humanos abaixo de insecto rastejante tem lá inteligência para serem hackers ou o que quer que seja? Está cientificamente demonstrado que um islâmico tem inteligência inferior a uma bactéria. Por isso se comporta irracionalmente como se vê.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.