Um dos estádios eleitos para o Euro 2028 está ao abandono desde 2013

Conjuntamente com a República da Irlanda e restantes Ilhas Britânicas, a Irlanda do Norte vai acolher o Euro 2028. O mítico Casement Park, em Belfast, vai ser um dos estádios do torneio. Está abandonado – e cheio de história.

Agora é oficial. O Euro 2028 vai realizar-se no Reino Unido e República da Irlanda.

O Casement Park (Belfast), o Villa Park (Birmingham), o Principality Stadium (Cardiff), o Aviva Stadium (Dublin), o Hampden Park (Glasgow), o Everton Stadium (Liverpool), Tottenham Hotspur Stadium e Wembley Stadium (Londres), o Etihad Stadium (Manchester) e o St. James’ Park (Newcastle) são os estádios que vão acolher os jogos da maior competição europeia de seleções de futebol.

Falemos do degradado e abandonado Casement Park – o único estádio anfitrião na Irlanda do Norte.

O Casement Park foi inaugurado em junho de 1953 e foi, em tempos, um grande centro de jogos gaélicos.

Os jogos gaélicos são desportos tradicionais da Irlanda, geridos pela Associação Atlética Gaélica (GAA).

Um dos mais populares é o futebol gaélico, onde duas equipas de 15 jogadores competem num terreno de jogo retangular, e, com as mãos (através de socos) e com os pés (através de chutes), tentam marcar pontos, na baliza adversária ou entre postes elevados.

São mais do que meros desportos. Os jogos gaélicos são um símbolo da identidade e cultura norte-irlandesa.

Abandonado desde 2013

O Casement Park, construído depois da II Guerra Mundial, foi batizado em homenagem ao revolucionário irlandês Roger Casement. Atualmente, o estádio apresenta um elevado estado de degradação, estando abandonado desde 2013.

O projeto para a nova infraestrutura já é antigo, mas a requalificação só recebeu luz verde do Tribunal Superior em maio de 2022, prevendo-se que os trabalhos comecem em 2023 e sejam concluídos até 2025 – muito a tempo do Euro 2028.

Atualmente tem capacidade para 31.000 pessoas, mas após a remodelação estima-se que o estádio fique com 34.500 lugares.

Ao longo da história, o Casement Park esteve envolvido em várias disputas políticas, devido à sua localização num bairro nacionalista.

Como explicou a BBC, eram raras as pessoas de outras regiões da cidade que frequentavam o estádio.

“Há poucas pessoas que cresceram perto de Casement Park que já foram ao Windsor Park [atual casa da seleção norte-irlandesa] e vice-versa”.

A seleção da Irlanda do Norte tem jogado no sul de Belfast, de dominância unionista, no Windsor Park – um estádio mais pequeno, que só tem capacidade para 18.500 pessoas e, portanto, não cumpre os requisitos para receber um Europeu de futebol.

A BBC nota que o atual esforço de revitalização do Casement Park está a ser encarado como uma ponte para reparar as divisões históricas de Belfast.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.