Um clip, uma caneta. Ucranianas estão a ser treinadas para matar russos com o que estiver à mão

3

Mulheres ucranianas que estão a ser treinadas para a guerra podem matar soldados russos até com material de escritório, revelou uma líder militar.

“Esqueçam as armas e as granadas”. Simples material de escritório é quanto basta para matar um soldado russo, diz Olena Biletska, líder da Guarda das Mulheres da Ucrânia.

Em entrevista ao repórter de guerra Tim Mak, a fundadora do grupo de resistência ucraniano diz que já treinou mais de 60.000 mulheres.

Algumas destes mulheres “conseguem matar um soldado russo só com um lápis ou uma caneta”, afirma Biletska. “Sabem, qualquer tipo de material de escritório serve para matar russos. Não são apenas revólveres ou espingardas, mas os objetos disponíveis numa loja de material de escritório.”

Embora grande parte das aulas da Guarda se concentrem em combate, as estudantes — a quem Biletska chama de “Amazonas” — também aprendem a prestar cuidados médicos no campo de batalha, dar apoio humanitário e recolher informações de intelligence. “Conseguem fazer qualquer coisa“, diz Biletska.

Segundo o Business Insider, Biletska fundou em 2014 a Guarda das Mulheres da Ucrânia como forma de preparar as ucranianas para a guerra — que acabou por chegar 6 anos mais tarde, com a invasão da Ucrânia pela Russia, em fevereiro de 2022.

As militares ucranianas têm enfrentado desafios angustiantes durante a guerra em curso no país. Segundo um documentário da organização The Invisible Battalion Project, as que combatem na linha da frente temem ser vítimas de violência sexual por parte dos soldados russos. Algumas destas combatentes, relata o documentário, preferem morrer a ser capturadas.

Segundo o Social Europe, em outubro de 2022 cerca de 8.000 mulheres serviam como oficiais no exército ucraniano. Milhares de ucranianas alistaram-se voluntariamente desde 2014, após a invasão da Crimeia pela Rússia.

Atualmente, de acordo com estatísticas da embaixada dos EUA, há mais de 60.000 mulheres ucranianas ao serviço exército do país.

ZAP //

3 Comments

    • na linha da frente com material de escritório? Acho que nem em portugal.
      6 anos antes da guerra? que é que elas sabiam que a gente não sabia ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.