Um aperto de mão histórico entre Barack Obama e Raul Castro

Barack Obama e Raul Castro protagonizaram um encontro histórico na abertura da Cimeira das Américas, no Panamá. O aperto de mão entre os lideres dos EUA e de Cuba foi breve, mas encerrou uma “Guerra Fria” de mais de 50 anos.

Os dois dirigentes políticos saudaram-se e trocaram algumas palavras por apenas alguns segundos, marcando assim o definitivo fim do último vestígio da Guerra Fria. Após 58 anos de costas voltadas, EUA e Cuba firmam definitivamente as tréguas anunciadas em Dezembro passado.

Para este sábado está previsto o primeiro encontro oficial entre um presidente do EUA e o seu homólogo de Cuba, após mais de meio Século.

“Os EUA iniciam um novo capítulo nas relações com Cuba e esperam que se crie um ambiente que resulte numa melhoria das vidas do povo cubano”, disse Barack Obama a propósito desta reaproximação a Cuba.

Os média norte-americanos adiantam, entretanto, que o presidente dos EUA está a considerar emitir uma recomendação no sentido de que o Departamento de Estado retire o nome de Cuba da lista das Nações que patrocinam o terrorismo.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.