Um ano de prisão para francês que atirou gato ao ar

Um cidadão francês que divulgou vídeos na Internet que mostravam um gato a ser lançado ao ar por diversas vezes foi esta segunda-feira condenado a um ano de prisão.

Farid Ghilas, de 24 anos, que foi detido na sexta-feira em Marselha, no sul de França, foi julgado por “actos de crueldade contra animais domésticos ou domesticados”, um crime que é passível a uma pena de dois anos de prisão.

As autoridades judiciais francesas também deliberaram que o acusado, que admitiu ter sido “um idiota”, fica proibido, de forma definitiva, de ter animais domésticos.

Os vídeos divulgados na Internet, e apresentados no tribunal, mostram um homem a lançar, a uma longa distância, um gato branco e amarelo. O animal cai no chão por diversas vezes.

O gato, de cinco meses, de nome Óscar, foi encontrado vivo, mas visivelmente traumatizado. O felino sofreu uma fractura na pata e será operado em breve.

“Não sei o que me deu. Fui um idiota e estou arrependido”, disse Ghilas, diante do tribunal, expressando remorsos pelo incidente.

O homem de 24 anos já tem no cadastro outras oito condenações criminais.

O vídeo foi fortemente condenado em França e vários grupos de defesa dos direitos dos animais, incluindo a fundação da actriz Brigitte Bardot, apresentaram queixas.

Cerca de 200 activistas dos direitos dos animais, acompanhados por uma dezena de cães, concentraram-se em frente ao tribunal durante o julgamento.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente alguém em defesa dos animais, pelo menos estão mais avançados do que nós (Portugal) cuja legislação vê os animais como uma coisa e não como algo a estimar e acarinhar. Se não são competentes para cuidar de animais não os levem para casa!!!!!!

RESPONDER

Decisão "vergonhosa". Iniciativa Liberal e Chega indignados com distribuição de lugares no Parlamento

Está definida a distribuição de lugares do próximo Parlamento. O Iniciativa Liberal e o Chega não estão contentes e criticam a decisão. A decisão da conferência de líderes do Parlamento sobre os lugares que os novos …

Aos 57 e com Parkison, Damásio criou uma raqueta especial e sagrou-se vice-campeão mundial

Damásio Caeiro fez mais de 50 tentativas para construir a raqueta ideal para jogar ténis de mesa e, quando conseguiu "que mão e raqueta se fundissem", sagrou-se vice-campeão mundial de doentes com Parkinson. "Tinha muita dificuldade …

"Não seja tolo!". Trump enviou carta a Erdogan para resolver conflito com os curdos

No dia 9 de outubro, Donald Trump enviou uma carta ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, a avisá-lo sobre a incursão da Turquia na Síria. "Não seja um tipo difícil. Não seja tolo!", escreveu o …

Catalunha em estado de sítio. Governo pede protestos pacíficos e acusa "infiltrados e provocadores"

O presidente do Governo da Catalunha, Quim Torra, condenou ao final da noite de quarta-feira os protestos violentos que se registam há três dias na região e acusou um grupo de infiltrados de estar a …

Há acordo para o Brexit

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou esta quinta-feira que alcançou “um grande acordo” com a União Europeia para o Brexit. "Temos um ótimo novo acordo", afirmou, esta quinta-feira, Boris Johnson no Twitter. O primeiro-ministro britânico anunciou …

Encontrados 20 sarcófagos de madeira bem conservados no Egito

Uma equipe de arqueólogos descobriu pelo menos 20 sarcófagos em bom estado de conservação numa tumba antiga perto da cidade de Luxor, no sul do Egito, revelou o Ministério de Antiguidades egípcio esta semana. De acordo …

Tomás Correia pode deixar o Montepio em breve

Tomás Correira, presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), pode estar prestes a deixar a liderança da instituição bancária. Segundo o Expresso, o gestor pode abandonar o cargo já na próxima semana. De acordo com …

Lionel Messi recebe sexta Bota de Ouro, 15 anos após a sua estreia

O futebolista argentino Lionel Messi recebeu hoje das mãos dos seus dois filhos mais velhos, Thiago e Mateo, a sexta 'Bota de Ouro' da carreira, numa cerimónia realizada em Barcelona. "Não podia ter conseguido nem sequer …

Brexit. Unionistas da Irlanda do Norte não apoiam novo plano de Boris Johnson

O Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte (DUP), determinante para o acordo sobre o Brexit, disse esta quinta-feira que “tal como estão as coisas” não pode aceitar o pacto que Londres está a negociar …

Votos dos emigrantes elegeram dois deputados do PS e mais dois do PSD

Os votos dos emigrantes portugueses elegeram dois deputados do PS e dois do PSD, segundo os resultados divulgados no site da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral. De acordo com os dados conhecidos …