Um ano de prisão para francês que atirou gato ao ar

Um cidadão francês que divulgou vídeos na Internet que mostravam um gato a ser lançado ao ar por diversas vezes foi esta segunda-feira condenado a um ano de prisão.

Farid Ghilas, de 24 anos, que foi detido na sexta-feira em Marselha, no sul de França, foi julgado por “actos de crueldade contra animais domésticos ou domesticados”, um crime que é passível a uma pena de dois anos de prisão.

As autoridades judiciais francesas também deliberaram que o acusado, que admitiu ter sido “um idiota”, fica proibido, de forma definitiva, de ter animais domésticos.

Os vídeos divulgados na Internet, e apresentados no tribunal, mostram um homem a lançar, a uma longa distância, um gato branco e amarelo. O animal cai no chão por diversas vezes.

O gato, de cinco meses, de nome Óscar, foi encontrado vivo, mas visivelmente traumatizado. O felino sofreu uma fractura na pata e será operado em breve.

“Não sei o que me deu. Fui um idiota e estou arrependido”, disse Ghilas, diante do tribunal, expressando remorsos pelo incidente.

O homem de 24 anos já tem no cadastro outras oito condenações criminais.

O vídeo foi fortemente condenado em França e vários grupos de defesa dos direitos dos animais, incluindo a fundação da actriz Brigitte Bardot, apresentaram queixas.

Cerca de 200 activistas dos direitos dos animais, acompanhados por uma dezena de cães, concentraram-se em frente ao tribunal durante o julgamento.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente alguém em defesa dos animais, pelo menos estão mais avançados do que nós (Portugal) cuja legislação vê os animais como uma coisa e não como algo a estimar e acarinhar. Se não são competentes para cuidar de animais não os levem para casa!!!!!!

RESPONDER

Identificado 12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), citado pelo jornal …

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …