Aeroporto português é o quinto mais bem classificado da Europa mas é o… 17.º no top mundial, espelhando as más filas de espera dos aeroportos europeus — especialmente as dos franceses, que têm (de longe) as piores filas de espera.
Quando a pandemia atingiu a população mundial, deixou de haver um voo por cada duas pessoas. A procura por transporte aéreo caiu e a maioria dos aeroportos começou a dispensar staff, sem pensar no retorno dos passageiros, no fim da pandemia.
Na recuperação, as viagens internacionais e a exigência de voos tem aumentado e provocado o caos em alguns aeroportos.
Aborrecidas e stressantes, as filas nos aeroportos acumulam-se cada vez mais. As paragens parecem intermináveis — desde o check-in à segurança, controlo de fronteiras e entrega de bagagem… podemos perder horas à espera. Mas nem todos os aeroportos são assim tão maus — como é o caso de um português.
Uma lista elaborada em julho pela Casago analisou as avaliações dos passageiros no airlinequality.com e compilou os melhores (e piores) aeroportos em termos de fila de espera, coloca o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, entre os melhores, na quarta posição.
Classificando a fila de espera dos aeroportos na percentagem de avaliações de quatro ou cinco estrelas, o aeroporto portuense obteve uma pontuação de 58,82% — o quinto melhor classificado da Europa mas… 17.º mundial, o que espelha, quanto muito, as más filas de espera dos aeroportos europeus.
O melhor aeroporto europeu para esperar na fila só chega em sexto lugar entre os mundiais. Fica na Sérvia (66,67%) em Belgrado, graças à sua renovação recente e qualidade de serviços reconhecida.
No espaço europeu, segue-se o Aeroporto de Helsínquia-Vantaa (63,22%; 12.º), na Finlândia e o de Estugarda, na Alemanha (61,90%; 13.º).
Malta (60%; 16.º) também bate Portugal no quarto lugar. O top 10 conta ainda com o aeroporto Ocidental da Irlanda, aeroporto Internacional de Atenas (Grécia), o de Zurique (Suiça), Londres (Reino Unido) e com o Aeroporto Internacional de Kiev-Boryspil (Ucrânia).
Singapura, Camboja e África do Sul têm as melhores filas do mundo
Por uma margem de 3%, o aeroporto de Singapura está isolado no topo da lista, com 74,50% graças à sua limpeza. Surpreendentemente, é dos mais movimentados do mundo. Segue-se o Aeroporto Internacional de Siem Reap (Camboja), com 71,43% e Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo (África do Sul), com 70,45%.
Os EUA, no entanto, são um claro vencedor no panorama global, com quatro aeroportos no top 20.
Aeroportos do Japão (4.º e 15º), Austrália (5.º), Hong Kong (9.º), Nova Zelândia (7.º), Vietname (11.º) e Coreia do Sul (20.º) também veem os seus aeroportos entre o top 20 com melhores filas de espera.
França tem (de longe) as piores filas de espera
A pior fila de espera de aeroporto no mundo é em França, no aeroporto Alpes–Isère, em Grenoble. Com apenas 1,59% de quatro ou cinco estrelas, fica à frente da Jamaica (3,23%) e do aeroporto de Berlim, na Alemanha (5,73%) no pódio — mas os franceses têm mais três aeroportos com péssimas filas.
No top 20 de piores filas, os aeroportos de Bordéus (5.º), Paris (6.º) e Lyon (16.º) colocam França no patamar de país com piores filas de espera nos aeroportos.
Além de França, os dois aeroportos de Londres estão na primeira metade do top 20 “piores”, e o Reino Unido tem ainda Aeroporto Internacional de Belfast na lista.
Abaixo, as listas completas:
Não é o quinto melhor classificado mas sim o quinto mais bem classificado.
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.