Descoberta a última refeição do Homem de Tollund, a múmia do pântano da Dinamarca

Sven Rosborn / Wikimedia

O Homem de Tollund foi enforcado e depositado na lama há 2.400 anos, mas de tão preservado apresenta até vestígios de barba

Uma equipa de investigadores recorreu a tecnologia de ponta para descobrir a última refeição do Homem de Tollund, uma múmia do pântano, da Dinamarca.

O Homem de Tollund é o cadáver de um homem naturalmente mumificado descoberto na Dinamarca em 6 de maio de 1950. O Homem de Tollund viveu no século IV a.C., foi enforcado, provavelmente como uma forma de um sacrifício, e atirado ao pântano.

Como consequência, o seu corpo foi preservado devido à camada de musgo, ausência de oxigénio e ação de compostos antimicrobianos. Múmias como esta já foram encontradas na Irlanda, Reino Unido, Alemanha, Holanda e principalmente na Dinamarca.

Só um número limitado de pântanos tem as condições necessárias para a preservação do tecido de mamíferos. A maioria está localizada em climas frios do norte da Europa.

Agora, uma equipa de investigadores estudou a última refeição do famoso Homem de Tollund, usando tecnologia de ponta, na esperança de aprender mais sobre a vida na Idade do Ferro na Dinamarca.

Quando os irmãos Viggo e Emil Hojgaard encontraram o Homem de Tollund em 1950, a cara do cadáver estava “tão fresca que eles só podiam supor que tinham tropeçado num assassinato recente”, escreve a Smithsonian Magazine.

Tal como acontece com outras múmias de pântano descobertas no norte da Europa, os arqueólogos continuaram a aplicar tecnologia cada vez mais sofisticada para descobrir mais sobre o Homem de Tollund, realça o portal Ancient-Origins.

No caso do Homem de Tollund, não foi apenas a sua cara, pele e cabelo que foram preservados — os seus intestinos também.

Saber qual foi a última refeição desta múmia não é apenas um fait divers mórbido. A análise pode fornecer detalhes sobre os rituais de sacrifício, dieta, saúde e higiene dos dinamarqueses da Idade do Ferro.

Na altura em que a múmia foi descoberta, os investigadores fizeram uma análise aos seus intestinos para perceber o que o homem tinha comido nas 12-24 horas anteriores à sua morte.

A equipa concluiu então que tinha comido uma papa feita de sementes de cevada, linho e plantas silvestres. No entanto, a tecnologia disponível não permitia estudar nenhum dos ingredientes menos óbvios ou quantificar a refeição.

A nova análise descobriu que peixe, talvez enguia, fez parte da sua última refeição. A “fragmentação dos cereais e outras sementes” também sugere que “estes tinham sido moídos antes de serem cozinhados”, enquanto restos de crosta de comida carbonizada descobertos no intestino sugerem que a papa foi cozinhada num recipiente de barro.

A equipa de investigadores também identificou restos de algas e sementes de plantas húmidas, o que pode significar que a papa foi feita com água de um lago, lagoa ou pântano.

O intestino do Homem de Tollund estava infetado com três tipos de parasita. Evidências de Trichuris trichiura e lombrigas foram vistas como um sinal de má higiene, uma vez que se espalham devido à contaminação de água e alimentos. A ténia pode ser evidência do consumo de carne crua ou mal cozida.

Os resultados do estudo foram publicados esta quarta-feira na revista científica Antiquity.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …