“Em última instância também a DGS é responsável” pelas mortes no lar de Reguengos

O Ministério Público (MP) anunciou esta sexta-feira que instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos.

Um relatório da comissão de inquérito da Ordem dos Médicos concluiu que esta instituição não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS). O documento foi enviado ao MP, Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde e à Ordem dos Advogados.

Na sequência do caso, a DGS recordou nesta sexta-feira, na habitual conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica em Portugal, que os lares são da responsabilidade das Administrações Regionais de Saúde (ARS).

Rui Portugal, subdiretor-geral da Saúde, defendeu que a responsabilidade dos lares é das ARS e autoridades locais, recordando que o raio de ação da DGS está bem definido.

Em entrevista ao semanário Expresso, Filipa Lança, da Ordem dos Médicos, considera que, “em última instância também a DGS é responsável” pelas mortes no lar de Reguengos.

“A Direção-geral da Saúde delega funções em cada região e a ARS, com um delegado de saúde, assume essas funções. Se as coisas não estão a funcionar, claro que a DGS deve intervir. Desde o primeiro dia em que os profissionais de saúde começaram a ir ao lar foram informando quer o diretor clínico quer o presidente da ARS”.

“Todos tinham conhecimento das poucas condições de que o lar dispunha para se fazer o tratamento clínico. Portanto, das duas uma: ou passavam a informação, para as instâncias superiores, de que não tinham condições e que precisavam de ajuda ou resolviam de forma regional e foi esta segunda opção que tomaram. A meu ver, esta não foi a mais adequada”.

E conclui: “Sim. Em última instância, a responsabilidade é sempre hierarquicamente para cima. A ARS está a cumprir funções delegadas. Se as coisas não estão a correr bem, quem está mais acima tem de perceber e agir”.

O surto provocou, até quinta-feira, um total 162 casos de infeção, incluindo 18 mortos: 16 utentes, uma funcionária do lar e um homem da comunidade.

No lar, foram contaminados 80 utentes e 26 profissionais, mas a doença propagou-se à comunidade e infetou outras 56 pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …