UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

Steffen Prößdorf / Wikimedia

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge. 

Numa carta conjunta com a Associação de Clubes Europeus (ECA) e a Associação de Ligas Europeias de Futebol (EFPL), a UEFA criticou a decisão da Liga belga de terminar já o campeonato e atribuir o título ao Club Brugge.

“Estamos confiantes de que o futebol poderá recomeçar nos próximos meses — com condições que serão ditadas pelas autoridades públicas — e acreditamos que qualquer decisão de abandonar as competições é, neste momento, prematura e injustificada“, cita a agência Reuters.

Na missiva, lê-se ainda que os grupos de trabalho estão “focados em cenários que abrangem os meses de julho e agosto, com a possibilidade de as competições da UEFA recomeçarem depois do fim das ligas nacionais”.

“É fundamental que mesmo um evento tão perturbador como esta epidemia não impeça que as competições sejam decididas em campo e que os títulos sejam atribuídos com base nos resultados.”

Sem falar em exemplos concretos, a carta lança dúvidas sobre a participação das equipas belgas em competições da UEFA na próxima temporada.

“Dado que a participação nas competições de clubes da UEFA é determinada pelos resultados desportivos alcançados no final de uma competição nacional completa, uma finalização prematura poderia lançar dúvidas sobre o preenchimento de tais requisitos. A UEFA reserva-se o direito de avaliar o direito dos clubes de serem admitidos nas competições europeias de 2020/21″, sublinha o organismo.

A decisão da Liga belga deverá ser formalmente validada a 15 de abril. O Club Brugge era líder destacado, após 29 jornadas disputadas na fase regular, com mais 15 pontos do que o Gent e 17 do que o Antuérpia, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

No dia 17 de março, o organismo que tutela o futebol europeu anunciou, como já era previsto, que o Euro 2020 seria adiado para o verão de 2021.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se um campeonato pode ser decidido por diferenças de 1 ponto, nao vejo qual é o problema se este ja tinha 15 de diferença, a não ser claro está que a UEFA ou não queira esta equipa campeã, ou então outros interesses esteja escondidos.

  2. A uefa é apenas mais uma das entidades a demonstra que a vida humana para ela não qualquer valor!
    Ou seja como asnos que são não aprenderam absolutamente nada!

  3. O Benfica suspira de alívio e já deve ter uma bateria de pareceres jurídicos baseados nesta mensagem da UEFA, como se esta mandasse alguma coisa nas decisões da Liga. A notícia devia ser UEFA PEDE para, em vez de UEFA não quer.

RESPONDER

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …