UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

Steffen Prößdorf / Wikimedia

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge. 

Numa carta conjunta com a Associação de Clubes Europeus (ECA) e a Associação de Ligas Europeias de Futebol (EFPL), a UEFA criticou a decisão da Liga belga de terminar já o campeonato e atribuir o título ao Club Brugge.

“Estamos confiantes de que o futebol poderá recomeçar nos próximos meses — com condições que serão ditadas pelas autoridades públicas — e acreditamos que qualquer decisão de abandonar as competições é, neste momento, prematura e injustificada“, cita a agência Reuters.

Na missiva, lê-se ainda que os grupos de trabalho estão “focados em cenários que abrangem os meses de julho e agosto, com a possibilidade de as competições da UEFA recomeçarem depois do fim das ligas nacionais”.

“É fundamental que mesmo um evento tão perturbador como esta epidemia não impeça que as competições sejam decididas em campo e que os títulos sejam atribuídos com base nos resultados.”

Sem falar em exemplos concretos, a carta lança dúvidas sobre a participação das equipas belgas em competições da UEFA na próxima temporada.

“Dado que a participação nas competições de clubes da UEFA é determinada pelos resultados desportivos alcançados no final de uma competição nacional completa, uma finalização prematura poderia lançar dúvidas sobre o preenchimento de tais requisitos. A UEFA reserva-se o direito de avaliar o direito dos clubes de serem admitidos nas competições europeias de 2020/21″, sublinha o organismo.

A decisão da Liga belga deverá ser formalmente validada a 15 de abril. O Club Brugge era líder destacado, após 29 jornadas disputadas na fase regular, com mais 15 pontos do que o Gent e 17 do que o Antuérpia, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

No dia 17 de março, o organismo que tutela o futebol europeu anunciou, como já era previsto, que o Euro 2020 seria adiado para o verão de 2021.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se um campeonato pode ser decidido por diferenças de 1 ponto, nao vejo qual é o problema se este ja tinha 15 de diferença, a não ser claro está que a UEFA ou não queira esta equipa campeã, ou então outros interesses esteja escondidos.

  2. A uefa é apenas mais uma das entidades a demonstra que a vida humana para ela não qualquer valor!
    Ou seja como asnos que são não aprenderam absolutamente nada!

  3. O Benfica suspira de alívio e já deve ter uma bateria de pareceres jurídicos baseados nesta mensagem da UEFA, como se esta mandasse alguma coisa nas decisões da Liga. A notícia devia ser UEFA PEDE para, em vez de UEFA não quer.

RESPONDER

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …