UEFA não quer avaliar caso dos vouchers contra o Benfica. Sporting recorre

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

O Benfica anunciou esta sexta-feira que a UEFA arquivou a queixa do Sporting contra o clube da Luz no caso dos vouchers oferecidos aos árbitros nos jogos da equipa principal e secundária dos encarnados. O Sporting já entrou com um recurso.

Num programa televisivo, em 2015, entre outras acusações, Bruno de Carvalho referiu que o Benfica fazia ofertas de cortesia a equipas de arbitragem em todos os jogos que poderiam atingir um valor global por época a rondar os 250 mil euros.

A 11 de outubro foram feitas buscas na SAD do Benfica, com vista à recolha de provas para um processo dirigido pelo DIAP de Lisboa.

No mesmo dia em que o Ministério Público indicou que as buscas tinham sido feitas, o Benfica reiterou o seu empenho no “cabal esclarecimento e célere decisão” do denominado caso dos vouchers.

Em comunicado, “na sequência de notícias vindas a público sobre o processo”, os tricampeões nacionais de futebol relembram que, após as “insinuações e acusações”, feitas a 5 de outubro de 2015, “solicitaram à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que remetesse uma participação às instâncias competentes, visando promover a averiguação da situação referida no mais curto espaço de tempo”.

A 27 de janeiro deste ano, no âmbito da justiça desportiva, a Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou o arquivamento do processo decorrente das afirmações do presidente do Sporting sobre as ofertas do Benfica a árbitros.

O Sporting, pela voz de Bruno de Carvalho, anunciou que iria recorrer desta decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Sporting diz que é falso que UEFA tenha rejeitado queixa

O Sporting negou ainda ontem a informação veiculada pelo Benfica no seu site, segundo a qual a UEFA rejeitou a queixa dos leões sobre o caso do vouchers, e afirma que já entrou com um recurso.

“Essa informação do Benfica é falsa. A UEFA não rejeitou a participação disciplinar feita pelo Sporting, o que fez foi argumentar que não fazia sentido abrir um processo disciplinar em Nyon sobre o caso do vouchers estando a decorrer um inquérito disciplinar numa instância nacional, que é Tribunal Arbitral do Desporto (TAD)”, explicou à agência Lusa a fonte leonina.

Segundo a fonte, o Sporting considera que se trata de “processos autónomos” e, face ao entendimento da UEFA, do qual foi notificado há duas semanas, “decidiu recorrer a semana passada”.

“O que a UEFA fez agora foi notificar o Benfica para se pronunciar sobre o recurso do Sporting, apenas isso”, referiu a mesma fonte, negando peremptoriamente que o organismo máximo do futebol europeu tivesse rejeitado a participação disciplinar dos leões.

Em entrevista ao canal do Sporting, o diretor de comunicação do clube, Nuno Saraiva, já fez saber que o Sporting entrou com um recurso contra o arquivamento do processo na UEFA, cita o Jornal de Notícias.

Os dois clubes defrontam-se no domingo, às 18h, num encontro da 13ª jornada da I Liga em que o Benfica defende a vantagem de dois pontos sobre o Sporting.

 

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estes palhaços tem que voltar à escola primária. Se o Sporting entrou com um recurso contra o arquivamento é porque a UEFA arquivou

RESPONDER

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …

Benfica: empresário de Everton já fala sobre futuro

"Não sei se vai sair daqui a um ano ou dois anos". Márcio Cruz confessa que o brasileiro ficou "muito chateado" quando o Benfica ficou fora da Liga dos Campeões. Everton é um dos reforços mais …

Direita religiosa está a "sabotar" a luta contra a covid-19 na Coreia do Sul

A relutância da direita religiosa sul-coreana em obedecer às regras sanitárias está a deixar o Governo preocupado. Teme-se uma segunda vaga do novo coronavírus no país. O facto de a Coreia do Sul ter suspendido os …