UEFA não quer avaliar caso dos vouchers contra o Benfica. Sporting recorre

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

O Benfica anunciou esta sexta-feira que a UEFA arquivou a queixa do Sporting contra o clube da Luz no caso dos vouchers oferecidos aos árbitros nos jogos da equipa principal e secundária dos encarnados. O Sporting já entrou com um recurso.

Num programa televisivo, em 2015, entre outras acusações, Bruno de Carvalho referiu que o Benfica fazia ofertas de cortesia a equipas de arbitragem em todos os jogos que poderiam atingir um valor global por época a rondar os 250 mil euros.

A 11 de outubro foram feitas buscas na SAD do Benfica, com vista à recolha de provas para um processo dirigido pelo DIAP de Lisboa.

No mesmo dia em que o Ministério Público indicou que as buscas tinham sido feitas, o Benfica reiterou o seu empenho no “cabal esclarecimento e célere decisão” do denominado caso dos vouchers.

Em comunicado, “na sequência de notícias vindas a público sobre o processo”, os tricampeões nacionais de futebol relembram que, após as “insinuações e acusações”, feitas a 5 de outubro de 2015, “solicitaram à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que remetesse uma participação às instâncias competentes, visando promover a averiguação da situação referida no mais curto espaço de tempo”.

A 27 de janeiro deste ano, no âmbito da justiça desportiva, a Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou o arquivamento do processo decorrente das afirmações do presidente do Sporting sobre as ofertas do Benfica a árbitros.

O Sporting, pela voz de Bruno de Carvalho, anunciou que iria recorrer desta decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Sporting diz que é falso que UEFA tenha rejeitado queixa

O Sporting negou ainda ontem a informação veiculada pelo Benfica no seu site, segundo a qual a UEFA rejeitou a queixa dos leões sobre o caso do vouchers, e afirma que já entrou com um recurso.

“Essa informação do Benfica é falsa. A UEFA não rejeitou a participação disciplinar feita pelo Sporting, o que fez foi argumentar que não fazia sentido abrir um processo disciplinar em Nyon sobre o caso do vouchers estando a decorrer um inquérito disciplinar numa instância nacional, que é Tribunal Arbitral do Desporto (TAD)”, explicou à agência Lusa a fonte leonina.

Segundo a fonte, o Sporting considera que se trata de “processos autónomos” e, face ao entendimento da UEFA, do qual foi notificado há duas semanas, “decidiu recorrer a semana passada”.

“O que a UEFA fez agora foi notificar o Benfica para se pronunciar sobre o recurso do Sporting, apenas isso”, referiu a mesma fonte, negando peremptoriamente que o organismo máximo do futebol europeu tivesse rejeitado a participação disciplinar dos leões.

Em entrevista ao canal do Sporting, o diretor de comunicação do clube, Nuno Saraiva, já fez saber que o Sporting entrou com um recurso contra o arquivamento do processo na UEFA, cita o Jornal de Notícias.

Os dois clubes defrontam-se no domingo, às 18h, num encontro da 13ª jornada da I Liga em que o Benfica defende a vantagem de dois pontos sobre o Sporting.

 

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estes palhaços tem que voltar à escola primária. Se o Sporting entrou com um recurso contra o arquivamento é porque a UEFA arquivou

RESPONDER

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …

Cientistas identificaram neurónios específicos que mapeiam memórias

Neurocientistas descobriram um aspeto curioso de como a nossa memória funciona: Quando o cérebro precisa de recuperar informação relacionada com um lugar específico, neurónios individuais podem atingir memórias específicas. De acordo com o estudo publicado na …

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …