/

UE e Turquia retomam diálogo político apesar das divergências

U.S. Department of State / Wikimedia

Mevlut Cavusoglu, ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia

A União Europeia e a Turquia retomaram hoje o diálogo político, interrompido há quatro anos, apesar das assumidas divergências entre as partes, que continuam a bloquear as negociações para a adesão daquele país ao bloco comunitário.

“O facto de termos tido esta reunião hoje, após quase quatro anos de interrupção, é por si só de extrema importância. E estou satisfeita por a termos tido”, declarou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, após a reunião do Conselho UE-Turquia que teve lugar em Bruxelas.

Avaliando o diálogo com o seu homólogo turco como “extremamente franco e construtivo”, a Alta Representante da UE para a Política Externa reconheceu, contudo, que há temas sobre os quais o bloco comunitário e a Turquia não partilham opinião.

“Reafirmámos a importância que atribuímos à nossa relação com a Turquia, que é um país candidato e um parceiro estratégico importante para a UE. A agenda da reunião de hoje reflete os desafios comuns que enfrentamos”, disse Mogherini.

A chefe da diplomacia europeia revela que a UE manifestou apreensão quanto às violações do Estado de Direito naquele país, originadas pelas restrições à liberdade de imprensa e à condenação ou expulsão de jornalistas.

“Compreendemos as dificuldades com que a Turquia se depara desde a tentativa de golpe de Estado de 2016, mas qualquer reação deve respeitar o Estado de Direito e as liberdades fundamentais”, insistiu.

Ao seu lado, o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavisoglu ouviu os “recados” da política italiana, antes de reiterar que o seu país pretende prosseguir a via da adesão à UE e instar o bloco comunitário a liberalizar a sua política de emissão de vistos para os cidadãos turcos. “Estamos preparados para relançar as negociações para a atribuição de vistos, desde que as condições para tal sejam cumpridas”, esclareceu o comissário europeu Johannes Hahn, responsável pela pasta do Alargamento.

Ainda esta semana, o Parlamento Europeu pediu a suspensão das negociações de adesão da Turquia à UE devido aos “graves retrocessos políticos e democráticos” registados naquele país desde a tentativa de golpe de Estado militar de julho de 2016.

As negociações para uma eventual adesão da Turquia ao bloco comunitário tiveram início em 2005, mas estão neste momento em suspenso.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.