“Escalada de violência.” UE ameaça Birmânia com novas sanções

fotomaec / Flickr

Josep Borrell, Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da União Europeia (UE)

Josep Borrell, Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da União Europeia (UE)

A União Europeia (UE) está a ponderar avançar com novas sanções à Birmânia, após uma escalada de violência incorrida pelo Exército.

Pelo menos 35 pessoas, incluindo quatro crianças e dois funcionários da organização não-governamental Save the Children, foram assassinadas no estado de Kayah, na véspera de Natal. As organizações humanitárias alegam que os seus corpos foram queimados pelo Exército.

“Face à escalada de violência na Birmânia, é necessária uma maior ação preventiva internacional, incluindo um embargo ao armamento”, defendeu Josep Borrell, Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da UE, em comunicado, citado pelo Público.

“A União Europeia também está preparada para impor sanções adicionais ao regime militar”, acrescentou.

Recorde-se de que os apoios financeiros da UE ao Governo birmanês já foram suspensos e todo o tipo de assistência que poderia ser entendido como legitimador da Junta Militar também foi congelado.

“A horrível violência perpetrada pelo regime militar no estado de Kayah no dia 24 de dezembro – assassinando e incinerando mais de 35 pessoas, incluindo mulheres e crianças, bem como trabalhadores humanitários – enfatiza a necessidade urgente de responsabilizarmos os culpados”, frisou Borrell.

Esta quarta-feira, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas também condenou o massacre ocorrido a 24 de dezembro. Num comunicado de imprensa, os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU pedem a responsabilização pelo assassinato.

Com ênfase na importância do respeito pelos direitos humanos e segurança dos civis, o Conselho de Segurança apela ainda ao fim imediato da violência em Myanmar, sublinhando também a necessidade “de acesso humanitário seguro e desimpedido a todas as pessoas necessitadas” e de “proteção total e segurança do pessoal humanitário e médico”.

A declaração de imprensa conclui com a reafirmação do apoio ao povo e à transição democrática em Myanmar e com o compromisso do Conselho de Segurança da ONU “com a soberania, independência política, integridade territorial e união” no país.

A ONG Save the Children indicou, na terça-feira, que dois dos seus funcionários foram mortos a 24 de dezembro num ataque “cometido pelos militares birmaneses no Estado de Kayah”, no leste de Myanmar, que fez pelo menos 35 mortos, entre os quais mulheres e crianças.

Os Estados Unidos reiteraram o seu apelo para a imposição de um embargo de armas destinadas a Myanmar, na sequência do massacre imputado ao Exército do país.

“A comunidade internacional deve fazer mais para (…) impedir a repetição de atrocidades no Myanmar, incluindo pôr fim à venda de armas e de tecnologia de uso duplo” à junta militar no poder no país, declarou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em comunicado.

“Estamos alarmados pela brutalidade do regime militar em toda a Birmânia e, em particular, mais recentemente, nos Estados de Kayah e de Karen”, acrescentou Blinken.

“É inaceitável tomar como alvo inocentes e trabalhadores de organizações humanitárias, e as frequentes atrocidades dos militares contra o povo birmanês mostram até que ponto é urgente responsabilizá-los”, prosseguiu o chefe da diplomacia norte-americana.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.