Ucrânia diz ter provas do envolvimento da Rússia no ataque informático ao Governo

1

Kiev garante ter provas do envolvimento da Rússia no ataque informático que deixou vários sites de organismos do Governo ucraniano em baixo.

A Ucrânia sofreu na sexta-feira um ataque informático que afetou sobretudo os sites dos seus organismos ministeriais. Entre os atingidos estão o portal do Ministério da Educação e da Ciência, do Ministério das Situações de Emergência e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

No caso deste último, podia ler-se uma mensagem, deixada em russo, ucraniano e polaco: “Ucrânia, tenham medo e preparem-se para o pior. Isto vale para o passado, presente e futuro. Todos os vossos dados foram transferidos para a rede pública, é impossível recuperá-los”.

Embora inicialmente Kiev tenha recusado apontar dedos, salientou que havia “uma longa história de ataques [informáticos] russos contra a Ucrânia no passado”.

Este domingo, no entanto, a Ucrânia disse ter provas do envolvimento da Rússia no ataque informático, escreve a Deutsche Welle.

“Até à data, todas as provas indicam que a Rússia está por trás do ciberataque”, disse Kiev em comunicado. Para a Ucrânia, o ataque teve como objetivo “destabilizar” a situação no país, “minando a confiança dos ucranianos no poder”.

Apesar do aviso que se lia no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano, o ministro de Transformação Digital, Mykhailo Fedorov, reforçou que os dados pessoais estão seguros, uma vez que “a operabilidade dos sites e não dos registos” foi afetada pelo ataque.

(dr)

Site do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano após o ataque informático.

Um dia antes, a Microsoft tinha alertado que descobriu um malware perigoso em dezenas de computadores do Governo ucraniano, que poderia ser usado para torná-los inoperáveis.

“O malware, projetado para se parecer com um ransomware, mas sem um mecanismo de recuperação de resgate, é desenvolvido para ser destrutivo e projetado para tornar os dispositivos alvos inoperáveis, em vez de obter um resgate”, explicou a Microsoft numa publicação no seu blogue.

O ataque acontece numa altura de elevada tensão entre o país e a Rússia, tendo Vladimir Putin ordenado o destacamento de tropas para a fronteira

A Rússia já foi apontada como responsável por ataques semelhantes no passado, tendo tido como alvos também o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o conselho de ministros, o conselho de defesa e segurança.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. A Ucrânia, que neste momento é o país europeu com níveis de desenvolvimento mais próximos do 3º mundo, é extraordinária no que toca a ‘inteligence’.
    Lembram-se do caso do avião da Malasian Airlines que foi ‘supostamente’ abatido por uma bateria antiaérea móvel de misseis, russa?
    Bem,…aí eles conseguiram até saber o itinerário que a arma fez desde que saiu do ‘quartel’.
    Até a marca que foi feita no chão pelo escape de gases,…não escapou.
    Extraordinário!!! Só faltava sabermos o que é que o motorista do veículo tinha almoçado.

    Ou eles são mesmo bons, ou os russos são uns ‘nabos’ a ocultar operações clandestinas.

    Servem-nos cada ‘tanga’ para consumo da opinião pública…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.