Uber Eats ridicularizada após ser “apanhada” com comida gerada por IA

Na tentativa de tornar os pedidos mais apelativos, a Uber Eats terá recorrido à IA, mas acabou por correr mal — confundiu dois tipos de pizza que nada têm a ver um com o outro.

A Uber Eats está a ser alvo de chacota no X (antigo Twitter) por alegadamente divulgar imagens falsas de alimentos nos menus que disponibiliza na sua aplicação.

As imagens geradas por Inteligência Artificial (IA) estavam presentes junto à descrição do menu sem o consentimento dos restaurantes… e não são muito convincentes.

A ocorrência tornou-se viral quando um utilizador da rede social reparou numa estranha imagem num menu de um restaurante nova-iorquino. Parece que, na tentativa de tornar os pedidos mais apelativos, a Uber acabou por confundir a “pizza pie” (“tarte de pizza”, em português) do estabelecimento com uma tarte de sobremesa, que erradamente surge na imagem.

Rapidamente chegaram as críticas. “Quem é que pediu isto? Não beneficia literalmente ninguém”, “preferia muito mais fazer um pedido a um estabelecimento com zero fotos do que com imagens geradas por IA” ou “isto é publicidade falsa e devia ser ilegal” foram as mais comuns.

Outros utilizadores, por outro lado, defenderam que são os restaurantes que escolhem as imagens usadas para ilustrar os menus na aplicação e não a Uber, o que rapidamente se provou não ser verdade.

O utilizador que denunciou as imagens ligou para o mesmo restaurante, cujo dono já sabia da situação. Apesar de as imagens do Roma (nome do estabelecimento) terem entretanto sido apagadas, começaram a aparecer mais casos semelhantes.

“Um tipo chamado Sal ligou-me há 5 minutos a dizer que estava muito confuso e que não sabia o que era IA”, escreveu Online Boy, que denunciou o caso. “Não aprovei estas imagens”, garantiu o responsável.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.