Na tentativa de tornar os pedidos mais apelativos, a Uber Eats terá recorrido à IA, mas acabou por correr mal — confundiu dois tipos de pizza que nada têm a ver um com o outro.
A Uber Eats está a ser alvo de chacota no X (antigo Twitter) por alegadamente divulgar imagens falsas de alimentos nos menus que disponibiliza na sua aplicação.
As imagens geradas por Inteligência Artificial (IA) estavam presentes junto à descrição do menu sem o consentimento dos restaurantes… e não são muito convincentes.
A ocorrência tornou-se viral quando um utilizador da rede social reparou numa estranha imagem num menu de um restaurante nova-iorquino. Parece que, na tentativa de tornar os pedidos mais apelativos, a Uber acabou por confundir a “pizza pie” (“tarte de pizza”, em português) do estabelecimento com uma tarte de sobremesa, que erradamente surge na imagem.
Uber Eats is using AI for pictures of food. It doesn’t know that “pie” means pizza, and it invented a brand of ranch dressing called “Lelnach” pic.twitter.com/raFZArsERN
— Listen to Online Boy on Spotify or else (threat) (@realonlineboy) November 30, 2023
Rapidamente chegaram as críticas. “Quem é que pediu isto? Não beneficia literalmente ninguém”, “preferia muito mais fazer um pedido a um estabelecimento com zero fotos do que com imagens geradas por IA” ou “isto é publicidade falsa e devia ser ilegal” foram as mais comuns.
Outros utilizadores, por outro lado, defenderam que são os restaurantes que escolhem as imagens usadas para ilustrar os menus na aplicação e não a Uber, o que rapidamente se provou não ser verdade.
O utilizador que denunciou as imagens ligou para o mesmo restaurante, cujo dono já sabia da situação. Apesar de as imagens do Roma (nome do estabelecimento) terem entretanto sido apagadas, começaram a aparecer mais casos semelhantes.
“Um tipo chamado Sal ligou-me há 5 minutos a dizer que estava muito confuso e que não sabia o que era IA”, escreveu Online Boy, que denunciou o caso. “Não aprovei estas imagens”, garantiu o responsável.