TVI dá prémio de 25 mil euros por engano (e volta a repetir o erro)

TVI / Facebook

Leonor Poeiras e Iva Domingues no "Somos Portugal" da TVI

Leonor Poeiras e Iva Domingues no “Somos Portugal” da TVI

A TVI assume os “lapsos” na entrega de prémios monetários do concurso de chamadas de valor acrescentado, promovido durante a emissão do programa “Somos Portugal”. Por duas vezes, a estação enganou-se nos vencedores de prémios de 2500 e 25 mil euros.

O primeiro erro sucedeu no passado dia 5 de Fevereiro com João Lopes, de Guimarães, que recebeu uma chamada telefónica dos apresentadores Marisa Cruz, Iva Domingues e João Montez a informá-lo de que tinha ganho um prémio de 25 mil euros.

Só ao cabo de três dias é que a lacuna foi detectada, descobrindo-se então que João Lopes não tinha sido o vencedor do concurso de chamadas de valor acrescentado, até porque ele nem sequer tinha ligado para o número anunciado pela TVI, durante o programa, conforme avança o Correio da Manhã.

Quem fez a chamada enganou-se a digitar os números e, em vez do verdadeiro vencedor, a ligação foi parar ao telefone de João Lopes”, explica este jornal.

No passado domingo, 12 de Fevereiro, voltou a verificar-se um erro, envolvendo um prémio de 2500 euros e Alexandre Assalino, um homem de 86 anos residente na Figueira da Foz.

“Ligou-me a Leonor Poeiras a dizer que tinha ganho 2500 euros. Só que depois disseram para aguardar e no mesmo telefonema informaram-me que foi um engano“, salienta Alexandre Assalino em declarações divulgadas pelo jornal i.

A TVI assume os “lapsos”, numa nota enviada ao Correio da Manhã, e fala em “problemas pontuais”, garantindo ainda que os prémios foram atribuídos “a quem efectivamente a eles tinha direito nos termos dos regulamentos aplicáveis”.

A estação também “lamenta o sucedido e os incómodos causados aos envolvidos nestas situações” e assegura que “reformulou e automatizou os procedimentos de forma a evitar a sua repetição” e a “garantir a confiabilidade dos concursos que promove”.

Notando que “todos os sorteios decorrem com a presença e fiscalização de um agente da PSP”, a TVI lembra ainda que, “em mais de 6 anos de programa”, estes concursos com chamadas de valor acrescentado “decorreram sem qualquer problema e com elevadíssimo nível de desempenho operacional”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Caro ZAP, atenção ao nível gramatical do jornalismo. Ou “repetiu” ou “voltou a fazer”. Se “voltou a repetir” então teríam sido 3 vezes pelo menos. “Voltar a repetir” é um pleonasmo e não se aplica neste caso.

    Obrigado.

    • Caro Miguel, pleonasmo é o “reforço da ideia que se pretende realçar” portanto neste caso não é significante, se voltou a repetir ou se repetiu, o problema esta mesmo no “logro” da TVI

      • É significante exactamente porque neste caso altera a realidade.
        Não me parece que as notícias devam usar esse tipo de figuras de estilo quando a sua função deve ser informar os leitores de factos e não proporcionar-lhes uma agradável leitura, principalmente se o seu uso trouxer confusão na distinção entre a verdade e o estilo linguístico, não concordaria?

  2. Deveriam ser obrigados a pagar os prémios para quem telefonaram, dessa forma certamente que em pouco tempo passariam a trabalhar como devem, já no programa da Cristina Ferreira e do Goucha que termina pouco antes das 13 horas são frequentes as vezes que o prémio ou não é atribuído no próprio dia ou fica o contacto a meio por falta de tempo unicamente porque aproveitam até há última gota para receberem chamadas, uma vergonha!

  3. Acho muito engraçado a TVI dizer que o sr João Lopes nem ligou para lá mas no jornal que 15 dias antes tinha feito uma chamada para lá ! Ora vamos lá ver uma coisa se ligou para ele é porque o computador escolheu o numero dele certo ! Ha mas agora já não é o computador que escolhe são eles que marcam o numero …. Muito engraçado TVI ao rubro !!! Sera que deram mesmo o premio mmmmm acho esta historia da TVI muito mal contadinha mas claro dão a volta a situação com uma pinta enfimmmm

RESPONDER

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …

Países Baixos vão abater mais de 10 mil visons após suspeita de transmissão

As autoridades holandesas ordenaram o abate, a partir desta sexta-feira, de mais de 10 mil visons em unidades que fazem criação, depois da suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas. No passado dia 28 de …

"Resposta à crise da pandemia tem que responder também à crise climática", diz BE

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu esta sexta-feira que a resposta à crise pandémica também tem de ter soluções para a crise climática, considerando que a alternativa passa por criar emprego que responda às necessidades …