/

A última televisão independente russa despediu-se da emissão com “O Lago dos Cisnes”

A Dozhd TV, a única televisão independente da Rússia, disse “não à guerra” antes de ser encerrada pelo Kremlin. A emissão terminou com um protesto simbólico: a transmissão do icónico ballet de Tchaikovsky, “O Lago dos Cisnes”.

A Dozhd TV, também conhecida como TV Rain, tem sido a única emissora do país a relatar com precisão a invasão russa da Ucrânia, dando à população informações precisas sobre a guerra, que começou há oito dias.

Apesar da sua insistência em continuar a transmitir, a crescente ameaça da Rússia aos meios de comunicação independentes coloca os jornalistas em risco de serem presos.

Toda a equipa deixou o seu posto de trabalho e suspendeu a emissão na quinta-feira. Mas não sem um ato simbólico: a emissão encerrou com a transmissão do icónico ballet de Tchaikovsky, “O Lago dos Cisnes“.

A escolha prende-se com um protesto semelhante, em agosto de 1991, quando os meios de comunicação russos não puderam transmitir notícias sobre o golpe de Estado falhado contra o Governo de Mikhail Gorbatchev.

Na altura, as televisões passaram o ballet do compositor russo durante três dias consecutivos.

Na sexta-feira, a Rússia aprovou uma lei que criminaliza a partilha de tudo o que diz serem “notícias falsas” sobre os militares russos, tornando-a um crime punível com até 15 anos de prisão.

Agora, e após a Dozhd TV ter saído do ar, os russos só podem aceder a canais de televisão estatais, que são legalmente obrigados a referir-se à guerra como uma “operação especial” para parar a “nazificação” da Ucrânia.

“A ideia que Moscovo tem é que eles têm de retirar os nazis da Ucrânia para libertar as pessoas, e que os soldados russos ajudam os soldados ucranianos”, disse Vera Krichevskaya, ex-jornalista da Dozhd TV, à VICE.

“As emissoras russas mostraram dois bombardeamentos – um em Kiev e outro em Kharkiv – afirmando [falsamente] que se tratava de disparos da Ucrânia. [Dizem] também que os russos dão comida e cobertores aos ucranianos. É um quadro completamente diferente”, contou.

Esta semana, a rádio Ekho Moskvy “desapareceu”, depois de ter deixado de ter autorização para emitir.

A informação foi confirmada pelo diretor da rádio, Alexei Venediktov, depois de o Procurador-Geral da República ter solicitado o bloqueio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.