Apocalipse na Turquia. Investigador avisou três dias antes que o sismo ia acontecer

5

Erdem Sahin / EPA

A contagem dos mortos na Turquia e na Síria, no âmbito dos sismos ocorridos na segunda-feira, já vai em mais de cinco mil, mas ainda há centenas de pessoas debaixo dos escombros dos edifícios destruídos.

O vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, revelou que o número de mortos em território turco aumentou para 3.419 e que 20.534 pessoas ficaram feridas.

Estes dados fazem aumentar para mais de 5 mil o número de vítimas mortais no conjunto da Turquia e da Síria, país este onde já se confirmaram 1.602 mortes. Contudo, os números podem subir para mais de 20 mil, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O sul da Turquia e o norte da Síria foram afectados por vários abalos nas últimas horas, tendo o mais forte atingido a magnitude 7,8 na escala de Richter. Vive-se um cenário de verdadeiro apocalipse no país, com destruição, morte e medo.

As equipas de socorro mantêm-se nos locais afectados em busca de sobreviventes, numa contagem contra o tempo. À medida que as horas passam, menos probabilidades há de encontrar sobreviventes.

Os trabalhos estão a ser dificultados pelas baixas temperaturas, a chuva e a neve que se registam na região.

Há milhares de pessoas que ficaram sem casa. O ministro do Meio Ambiente e Urbanismo da Turquia, Murat Kurum, revelou que o sismo afectou “directamente” 13,5 milhões de pessoas.

Vários países, e também a NATO e as Nações Unidas, já enviaram ajuda humanitária para a Turquia e a Síria.

Investigador alertou para sismo três dias antes

Entretanto, um investigador holandês, Frank Hoogerbeets, alertou, através do Twitter, que a região do sul da Turquia, da Síria, da Jordânia e do Líbano, seria, “mais tarde ou mais cedo”, palco de um sismo de 7,5.

Hoogerbeets trabalha no instituto de Pesquisa de Geometria do Sistema Solar (SSGEOS) que monitoriza a geometria dos corpos celestiais associada à actividade sísmica. É apontado como um “pseudo-cientista” por alguns, mas o que é certo é que a sua “previsão” de 3 de Fevereiro acabou por se concretizar.

Já depois do sismo de 7,8, Hoogerbeets alertou que se deve esperar “forte actividade sísmica nos próximos dias, especialmente em torno de 8 de Fevereiro”, apontando para uma magnitude da ordem do ponto 6. “Mas há a possibilidade de um evento sísmico maior”, avisa.

Ao longo das últimas horas, já houve várias réplicas sísmicas, situando-se na ordem dos 5,5.

Embaixada portuguesa cria grupo WhatsApp para emergências

A Embaixada de Portugal em Ancara criou um grupo no WhatsApp para que os cidadãos portugueses no país possam usar em qualquer emergência e pediu aos que se encontram no país que obedeçam às recomendações da Protecção civil.

Numa mensagem disponível no Portal Diplomático, a Embaixada indica ter sido criado o grupo de WhatsApp Sismo na Turquia – Embaixada de Portugal em Ancara ao qual os cidadãos podem aderir através da ligação

“Para qualquer emergência poderá contactar a Embaixada de Portugal em Ancara através do número de telemóvel +90 532 605 13 57, ligado 24 horas por dia e também disponível em WhatsApp”, é referido na informação disponibilizada pela Embaixada portuguesa, inserida no ‘site’ do Portal Diplomático .

A Embaixada aconselha também os cidadãos que se encontrem na Turquia a manter a calma, que não se desloquem para as zonas acidentadas e a obedecer às instruções da protecção civil do país.

Castelo com 2 mil anos destruído em Gaziantep

O sismo também causou elevados danos patrimoniais, destruindo parcialmente um castelo com dois mil anos em Gaziantep, na Turquia, diz a CNN. Na mesma cidade, também foi afetada a histórica mesquita de Sirvani que data do Século XVII.

A cerca de 200 quilómetros de Gaziantep, em Iskenderun, terá ruído a Catedral da Anunciação que data do século XIX e que tinha sido reconstruída em 1901.

A cidade síria de Alepo, que é Património Mundial da UNESCO, também foi afectada pelo sismo.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. Não chamem cientista a este tipo! Eu também posso dizer que “sooner or later” vai haver um sismo em Lisboa, e vou acertar!
    Na Turquia é mais fácil de acertar, pois ocorrem com muito maior frequência que em Lisboa. Este grupo é uma espécie de descendente dos astrólogos que pensam que objetos muito distantes podem afetar o que se passa no dia a dia (é claro que a Lua e o Sol afectam grandemente a Terra, mas Marte, ou Mercúrio, ai!

  2. Porque acertou no momento da catrastofe é pseudo cientista!
    Aqui qualquer nabo que fala das alterações climaticas e segue a narrativa é cientista! Escalas diferentes!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.