Turquia muda oficialmente o nome para ‘Türkiye’

Erdem Sahin / EPA

O ministro das Relações Externas da Turquia, Mevlut Cavusoglu, enviou uma carta à Organização das Nações Unidas (ONU) solicitando formalmente que o nome do país seja alterado para “Türkiye”, indicou a agência de notícias estatal.

A ONU confirmou na quinta-feira que aceitou o pedido das autoridades turcas para mudar o nome oficial do país na organização do inglês “Turkey” para a versão “Türkiye”, como é escrito e pronunciado em turco, noticiou o National. O objetivo é evitar a associação ao nome “turkey”, que em inglês significa peru. 

Stephane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, confirmou que a mudança de nome entrou em vigor “a partir do momento” em que a carta foi recebida, na quarta-feira.

Este é o nome que foi usado pela Turquia quando conseguiu independência, em 1923. Em dezembro de 2021, Erdogan ordenou o uso de Türkiye, exigindo que o termo “Made in Türkiye” fosse usado em produtos exportados. O governo também começou a usar esse nome em documentos oficiais.

Em 2016, a República Checa registou oficialmente o seu nome abreviado, Chéquia, e, embora algumas instituições internacionais o usem, muitas ainda se referem ao país pelo nome mais longo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.