“Nova era”. Turquia manda delegação ao Egito para normalizar relações

Meghdad Madadi / Wikimedia

Mevlut Cavusoglu, ministro dos NEgócios Estrangeiros da Turquia

Uma delegação turca vai deslocar-se em maio ao Egito para encontros que visarão a “normalização” das relações entre os dois países, degradadas após vários anos de tensão.

“Na sequência do convite dirigido pelo Egito à Turquia, uma delegação vai deslocar-se em maio”, afirmou, esta quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Çavusoglu, citado pela agência Lusa.

“Vamos discutir abertamente os meios para normalizarmos relações”, anunciou o chefe da diplomacia turca, em entrevista ao canal de televisão NTV. Çavusoglu acrescentou que as relações entre Ancara e o Cairo estão a entrar numa “nova era” após anos de “tensões”.

Há meses que Ancara leva a cabo movimentos diplomáticos para retomar contactos com o Cairo. As relações entre os dois países degradaram-se em 2013. Nesse ano o Presidente egípcio Mohamed Morsi, apoiado pela Irmandade Muçulmana, foi deposto num golpe militar. Daí resultaria a ascensão do atual chefe de Estado do Egito, Abdel Fattah Al-Sisi.

Membros da oposição egípcia, militantes da Irmandade Muçulmana, vivem refugiados na Turquia, onde criticam o regime egípcio. Por outro lado, os dois países têm-se confrontado nos últimos anos, em particular por causa do conflito da Líbia.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.