“Nova era”. Turquia manda delegação ao Egito para normalizar relações

Meghdad Madadi / Wikimedia

Mevlut Cavusoglu, ministro dos NEgócios Estrangeiros da Turquia

Uma delegação turca vai deslocar-se em maio ao Egito para encontros que visarão a “normalização” das relações entre os dois países, degradadas após vários anos de tensão.

“Na sequência do convite dirigido pelo Egito à Turquia, uma delegação vai deslocar-se em maio”, afirmou, esta quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Çavusoglu, citado pela agência Lusa.

“Vamos discutir abertamente os meios para normalizarmos relações”, anunciou o chefe da diplomacia turca, em entrevista ao canal de televisão NTV. Çavusoglu acrescentou que as relações entre Ancara e o Cairo estão a entrar numa “nova era” após anos de “tensões”.

Há meses que Ancara leva a cabo movimentos diplomáticos para retomar contactos com o Cairo. As relações entre os dois países degradaram-se em 2013. Nesse ano o Presidente egípcio Mohamed Morsi, apoiado pela Irmandade Muçulmana, foi deposto num golpe militar. Daí resultaria a ascensão do atual chefe de Estado do Egito, Abdel Fattah Al-Sisi.

Membros da oposição egípcia, militantes da Irmandade Muçulmana, vivem refugiados na Turquia, onde criticam o regime egípcio. Por outro lado, os dois países têm-se confrontado nos últimos anos, em particular por causa do conflito da Líbia.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …

SEF com 18 casos de exploração de imigrantes na agricultura na região Oeste

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste desde 2017. Questionado pela …

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …

Irmãos presos injustamente durante 31 anos recebem 75 milhões de dólares

Henry McCollum e Leon Brown estiveram presos durante mais de 30 anos por um crime que não cometeram. Foram detidos em 1983 e condenados à pena de morte pela violação e homicídio de uma criança. …

"Há ali algumas coisas em que tem razão". Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já". Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense "com atenção" e considera que tem razão. No artigo de opinião no jornal da Madeira …

Votar contra a reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande", diz Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que seria uma "contradição muito grande" votar contra a reforma das Forças Armadas, defendida pelo partido "há anos", só porque foi apresentada pelo …