Turistas invadem Dubrovnic à procura da Guerra dos Tronos

(dr) HBO

 Série 'A Guerra dos Tronos' vale metade dos turistas em Dubrovnic

Série ‘A Guerra dos Tronos’ vale metade dos turistas em Dubrovnic

O presidente da câmara de Dubrovnic, na Croácia, estima que metade do crescimento de 10% ao ano no número de turistas seja motivado pela notoriedade de a cidade ser o cenário parcial da série ‘A Guerra dos Tronos’.

“O turismo em Dubrovnic nos últimos anos tem crescido 10% ao ano, e acho que a série A Guerra dos Tronos é responsável por talvez metade desse crescimento”, disse o presidente da autarquia local em declarações à Bloomberg, mostrando-se esperançado que a série consiga “fazer pela cidade o que O Senhor dos Anéis fez pela Nova Zelândia”.

A quinta temporada da série baseada nos livros de George R.R. Martin estreia em mais de 170 países a 12 de abril (em Portugal estreia no dia seguinte, no canal Syfy), e foi parcialmente filmada em Dubrovnic, para além de Espanha e Irlanda do Norte. A cidade croata é o cenário de King’s Landing.

HBO

Dubrovnic serve de cenáro a "King's Landing"

Dubrovnic serve de cenáro a “King’s Landing”

O turismo, setor que subiu 6% no ano passado para 13 milhões de visitantes, é essencial para a economia da Croácia, que enfrenta uma recessão desde 2009, com o PIB do país a cair quase 12%, e com indicadores negativos só ultrapassados pela Grécia e por Chipre.

A série, diz o presidente da autarquia, Andro Vlahusic, traz cerca de 10 milhões de dólares por ano em receitas, para além dos 14 milhões gastos pela equipa de produção, e cria milhares de empregos, entre figurantes e pessoal de apoio, a que se junta toda a logística em termos de alojamento e alimentação, entre outras áreas.

Os empreendores e empresários locais estão a promover a cidade como destino para os fãs da série, oferecendo visitas de três horas aos cenários de algumas das cenas mais conhecidas da série, como um passeio pelas muralhas onde se pode imaginar a Batalha de Blackwater, no mar em frente, ou a cena de combate brutalmente famosa entre ‘A Montanha’ e o Príncipe de Dorne, nas ruínas do hotel Belvedere.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …

Itália. Manifestantes desviam as máscaras e protestam contra medidas para conter pandemia

Centenas de manifestantes se reuniram em Roma, desviando as suas máscaras dos rostos, para protestar contra as medidas do Governo italiano para impedir a propagação do coronavírus. Segundo avançou na terça-feira a Time, os manifestantes, que …