Um turista foi filmado a escrever o seu nome e o da sua namorada nas paredes do Coliseu de Roma. A situação está a causar revolta em Itália e há apelos a que o homem seja punido.
Um homem não identificado foi apanhado a inscrever o seu nome e o da sua noiva nas paredes com 2000 anos do Coliseu de Roma. O incidente decorreu na última sexta-feira, de acordo com um outro turista que captou o vídeo e o publicou no Reddit, descrevendo o homem como um “imbecil”. “A sério, meu? Imbecil estúpido“, disse ainda em inglês o homem que estava a gravar.
As imagens mostram um turista vestido com uma t-shirt azul e uma mochila preta a usar umas chaves para deixar a sua marca com a mensagem “Ivan + Hayley 23” no edifício icónico da capital italiana. O homem até sorri para a câmara quando se apercebe que estava a ser filmado.
O Ministro da Cultura de Itália, Gennaro Sangiuliano, já apelou publicamente a que o homem seja identificado e punido pelo vandalismo de acordo com as leis italianas. “Considero um sinal muito sério, indigno e de grande incivilidade que um turista desfigure um dos sítios mais famosos do mundo, o Coliseu, para inscrever o nome da sua namorada. Espero que quem fez isto seja identificado e punido de acordo com as nossas leis”, escreveu ainda no Twitter.
Reputo gravissimo, indegno e segno di grande inciviltà, che un turista sfregi uno dei luoghi più celebri al mondo, il Colosseo, per incidere il nome della sua fidanzata. Spero che chi ha compiuto questo gesto venga individuato e sanzionato secondo le nostre leggi. pic.twitter.com/p8Jss1GWuY
— Gennaro Sangiuliano (@g_sangiuliano) June 26, 2023
Se for apanhado, o homem pode ter de pagar uma multa que vai dos 2000 aos 20 mil euros e pode até passar até um ano na prisão.
Alfonsina Russo, diretor do Coliseu, adianta que a Arma dos Carabineiros já está a tentar identificar o homem. “Quando pessoas pouco educadas vêm ao Coliseu, este tipo de vadiagem acontece e espero que não hajam imitadores“, afirma ao Daily Mail.
Esta não é a primeira vez que turistas são apanhados a vandalizar o famoso anfiteatro romano. Em 2020, um turista irlandês foi preso após ter sido apanhado por um segurança a esculpir as suas iniciais no Coliseu e houve casos semelhantes com dois turistas americanos em 2015 e com um turista russo em 2014.