/

Turismo de cemitérios chegou a Portugal (e veio para ficar)

2

Conhecido como “turismo negro”, este tipo de turismo envolve viagens a lugares historicamente associados à morte e à tragédia. Em Portugal, tem-se tornado cada vez mais uma tendência.

Os cemitérios são o destino preferido deste tipo de turistas, que cada vez mais começam a chegar a Portugal. Com maior predominância nos Estados Unidos e no Reino Unido, este tipo de turismo começa agora a arranjar o seu espaço em Portugal. Há até rotas já definidas para os aficionados do “turismo negro”.

A Associação dos Cemitérios Importantes da Europa (ASCE) foi fundada em 2001 e, juntamente com ela, existem muitas outras associações que visam proteger e recuperar o património cemiterial. A ASCE tem inclusive uma Rota de Cemitérios Europeus, onde Portugal está representado com os cemitérios municipais do Porto: o de Prado do Repouso e o de Agramonte.

A Câmara do Porto realiza ainda anualmente o Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto. “As atividades culturais incluem visitas guiadas temáticas, visitas nocturnas, visitas musicadas e teatralizadas, exposições, concertos, comemorações, raids fotográficos, workshops de desenho”, explicou a CM do Porto ao jornal Público.

Na capital portuguesa foi criada a Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa e há visitas ao Cemitério dos Prazeres, que já são costume desde os anos 90. Adicionalmente, a Câmara Municipal de Lisboa vai ainda promover visitas ao Cemitério do Alto de São João.

E não é só o público português que está na lista de interessados. Aliás, uma boa parte dos turistas vem do estrangeiro. Tanto que serão feitas visitas turísticas em inglês ao Cemitério dos Prazeres, no dia 10 de maio. No dia 18 do mesmo mês, arranca um ciclo de visitas noturnas, que conta com inscrição gratuita.

A aposta neste tipo de turismo está a crescer de tal maneira que, no dia 22 de junho, irá decorrer uma formação sobre Turismo Cemiterial em Lisboa.

  ZAP //

2 Comments

  1. O ser humano anda já de tal maneira moribundo que inventa qualquer coisa de absurdo e extravagante para deliciar a a demência que o vai contaminando e por estranho que pareça logo que algo aparece de imediato surge um sem número de adeptos e apaixonados pela novidade.

  2. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii DESDE que nao VANDALIZEM os CEMITERIOS??? de resto e normal visitarem os CEMITERIOS e levarem para os seus PAISES ideias e MODELOS dos nossos cemiterios etcetc tal como nos tiramos modelos de cemiterios de outros PAISES para nos, como o exemplo de CAMPAS com PEDRA AO ALTO E GRAVADAS e rodeadas de ERVA etc , exemplo o CEMTERIO DO FEIJO no lado SUL, ALMADA CACILHAS FEIJO, ETCETC, dai sao modelos que passamos de uns para outros de varios PAISES, DE RESTO desde que nao haja vandalismo tudo bem, e outros as meios que escandalizem os e as nossas CAMPAS DAS NOSSAS FAMILIAS etcetc AMEN ALELUIA ………………
    agp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.