Turismo de cemitérios chegou a Portugal (e veio para ficar)

Conhecido como “turismo negro”, este tipo de turismo envolve viagens a lugares historicamente associados à morte e à tragédia. Em Portugal, tem-se tornado cada vez mais uma tendência.

Os cemitérios são o destino preferido deste tipo de turistas, que cada vez mais começam a chegar a Portugal. Com maior predominância nos Estados Unidos e no Reino Unido, este tipo de turismo começa agora a arranjar o seu espaço em Portugal. Há até rotas já definidas para os aficionados do “turismo negro”.

A Associação dos Cemitérios Importantes da Europa (ASCE) foi fundada em 2001 e, juntamente com ela, existem muitas outras associações que visam proteger e recuperar o património cemiterial. A ASCE tem inclusive uma Rota de Cemitérios Europeus, onde Portugal está representado com os cemitérios municipais do Porto: o de Prado do Repouso e o de Agramonte.

A Câmara do Porto realiza ainda anualmente o Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto. “As atividades culturais incluem visitas guiadas temáticas, visitas nocturnas, visitas musicadas e teatralizadas, exposições, concertos, comemorações, raids fotográficos, workshops de desenho”, explicou a CM do Porto ao jornal Público.

Na capital portuguesa foi criada a Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa e há visitas ao Cemitério dos Prazeres, que já são costume desde os anos 90. Adicionalmente, a Câmara Municipal de Lisboa vai ainda promover visitas ao Cemitério do Alto de São João.

E não é só o público português que está na lista de interessados. Aliás, uma boa parte dos turistas vem do estrangeiro. Tanto que serão feitas visitas turísticas em inglês ao Cemitério dos Prazeres, no dia 10 de maio. No dia 18 do mesmo mês, arranca um ciclo de visitas noturnas, que conta com inscrição gratuita.

A aposta neste tipo de turismo está a crescer de tal maneira que, no dia 22 de junho, irá decorrer uma formação sobre Turismo Cemiterial em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O ser humano anda já de tal maneira moribundo que inventa qualquer coisa de absurdo e extravagante para deliciar a a demência que o vai contaminando e por estranho que pareça logo que algo aparece de imediato surge um sem número de adeptos e apaixonados pela novidade.

  2. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii DESDE que nao VANDALIZEM os CEMITERIOS??? de resto e normal visitarem os CEMITERIOS e levarem para os seus PAISES ideias e MODELOS dos nossos cemiterios etcetc tal como nos tiramos modelos de cemiterios de outros PAISES para nos, como o exemplo de CAMPAS com PEDRA AO ALTO E GRAVADAS e rodeadas de ERVA etc , exemplo o CEMTERIO DO FEIJO no lado SUL, ALMADA CACILHAS FEIJO, ETCETC, dai sao modelos que passamos de uns para outros de varios PAISES, DE RESTO desde que nao haja vandalismo tudo bem, e outros as meios que escandalizem os e as nossas CAMPAS DAS NOSSAS FAMILIAS etcetc AMEN ALELUIA ………………
    agp

RESPONDER

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …