Turismo de cemitérios chegou a Portugal (e veio para ficar)

Conhecido como “turismo negro”, este tipo de turismo envolve viagens a lugares historicamente associados à morte e à tragédia. Em Portugal, tem-se tornado cada vez mais uma tendência.

Os cemitérios são o destino preferido deste tipo de turistas, que cada vez mais começam a chegar a Portugal. Com maior predominância nos Estados Unidos e no Reino Unido, este tipo de turismo começa agora a arranjar o seu espaço em Portugal. Há até rotas já definidas para os aficionados do “turismo negro”.

A Associação dos Cemitérios Importantes da Europa (ASCE) foi fundada em 2001 e, juntamente com ela, existem muitas outras associações que visam proteger e recuperar o património cemiterial. A ASCE tem inclusive uma Rota de Cemitérios Europeus, onde Portugal está representado com os cemitérios municipais do Porto: o de Prado do Repouso e o de Agramonte.

A Câmara do Porto realiza ainda anualmente o Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto. “As atividades culturais incluem visitas guiadas temáticas, visitas nocturnas, visitas musicadas e teatralizadas, exposições, concertos, comemorações, raids fotográficos, workshops de desenho”, explicou a CM do Porto ao jornal Público.

Na capital portuguesa foi criada a Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa e há visitas ao Cemitério dos Prazeres, que já são costume desde os anos 90. Adicionalmente, a Câmara Municipal de Lisboa vai ainda promover visitas ao Cemitério do Alto de São João.

E não é só o público português que está na lista de interessados. Aliás, uma boa parte dos turistas vem do estrangeiro. Tanto que serão feitas visitas turísticas em inglês ao Cemitério dos Prazeres, no dia 10 de maio. No dia 18 do mesmo mês, arranca um ciclo de visitas noturnas, que conta com inscrição gratuita.

A aposta neste tipo de turismo está a crescer de tal maneira que, no dia 22 de junho, irá decorrer uma formação sobre Turismo Cemiterial em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O ser humano anda já de tal maneira moribundo que inventa qualquer coisa de absurdo e extravagante para deliciar a a demência que o vai contaminando e por estranho que pareça logo que algo aparece de imediato surge um sem número de adeptos e apaixonados pela novidade.

  2. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii DESDE que nao VANDALIZEM os CEMITERIOS??? de resto e normal visitarem os CEMITERIOS e levarem para os seus PAISES ideias e MODELOS dos nossos cemiterios etcetc tal como nos tiramos modelos de cemiterios de outros PAISES para nos, como o exemplo de CAMPAS com PEDRA AO ALTO E GRAVADAS e rodeadas de ERVA etc , exemplo o CEMTERIO DO FEIJO no lado SUL, ALMADA CACILHAS FEIJO, ETCETC, dai sao modelos que passamos de uns para outros de varios PAISES, DE RESTO desde que nao haja vandalismo tudo bem, e outros as meios que escandalizem os e as nossas CAMPAS DAS NOSSAS FAMILIAS etcetc AMEN ALELUIA ………………
    agp

RESPONDER

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …