Turismo de cemitérios chegou a Portugal (e veio para ficar)

Conhecido como “turismo negro”, este tipo de turismo envolve viagens a lugares historicamente associados à morte e à tragédia. Em Portugal, tem-se tornado cada vez mais uma tendência.

Os cemitérios são o destino preferido deste tipo de turistas, que cada vez mais começam a chegar a Portugal. Com maior predominância nos Estados Unidos e no Reino Unido, este tipo de turismo começa agora a arranjar o seu espaço em Portugal. Há até rotas já definidas para os aficionados do “turismo negro”.

A Associação dos Cemitérios Importantes da Europa (ASCE) foi fundada em 2001 e, juntamente com ela, existem muitas outras associações que visam proteger e recuperar o património cemiterial. A ASCE tem inclusive uma Rota de Cemitérios Europeus, onde Portugal está representado com os cemitérios municipais do Porto: o de Prado do Repouso e o de Agramonte.

A Câmara do Porto realiza ainda anualmente o Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto. “As atividades culturais incluem visitas guiadas temáticas, visitas nocturnas, visitas musicadas e teatralizadas, exposições, concertos, comemorações, raids fotográficos, workshops de desenho”, explicou a CM do Porto ao jornal Público.

Na capital portuguesa foi criada a Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa e há visitas ao Cemitério dos Prazeres, que já são costume desde os anos 90. Adicionalmente, a Câmara Municipal de Lisboa vai ainda promover visitas ao Cemitério do Alto de São João.

E não é só o público português que está na lista de interessados. Aliás, uma boa parte dos turistas vem do estrangeiro. Tanto que serão feitas visitas turísticas em inglês ao Cemitério dos Prazeres, no dia 10 de maio. No dia 18 do mesmo mês, arranca um ciclo de visitas noturnas, que conta com inscrição gratuita.

A aposta neste tipo de turismo está a crescer de tal maneira que, no dia 22 de junho, irá decorrer uma formação sobre Turismo Cemiterial em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O ser humano anda já de tal maneira moribundo que inventa qualquer coisa de absurdo e extravagante para deliciar a a demência que o vai contaminando e por estranho que pareça logo que algo aparece de imediato surge um sem número de adeptos e apaixonados pela novidade.

  2. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii DESDE que nao VANDALIZEM os CEMITERIOS??? de resto e normal visitarem os CEMITERIOS e levarem para os seus PAISES ideias e MODELOS dos nossos cemiterios etcetc tal como nos tiramos modelos de cemiterios de outros PAISES para nos, como o exemplo de CAMPAS com PEDRA AO ALTO E GRAVADAS e rodeadas de ERVA etc , exemplo o CEMTERIO DO FEIJO no lado SUL, ALMADA CACILHAS FEIJO, ETCETC, dai sao modelos que passamos de uns para outros de varios PAISES, DE RESTO desde que nao haja vandalismo tudo bem, e outros as meios que escandalizem os e as nossas CAMPAS DAS NOSSAS FAMILIAS etcetc AMEN ALELUIA ………………
    agp

RESPONDER

Vírus detetado na China pode já ter infetado mais de mil pessoas

O número de pessoas infetadas com um vírus que matou duas pessoas na China ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior àquele avançado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos. Num artigo publicado, esta …

Joacine Katar Moreira não vai renunciar ao cargo de deputada

O IX Congresso para eleger os novos órgãos do Livre começa, este sábado, em Lisboa. A única deputada do partido na Assembleia da República já disse que não vai renunciar ao cargo. À chegada ao IX …

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …