Turismo de cemitérios chegou a Portugal (e veio para ficar)

Conhecido como “turismo negro”, este tipo de turismo envolve viagens a lugares historicamente associados à morte e à tragédia. Em Portugal, tem-se tornado cada vez mais uma tendência.

Os cemitérios são o destino preferido deste tipo de turistas, que cada vez mais começam a chegar a Portugal. Com maior predominância nos Estados Unidos e no Reino Unido, este tipo de turismo começa agora a arranjar o seu espaço em Portugal. Há até rotas já definidas para os aficionados do “turismo negro”.

A Associação dos Cemitérios Importantes da Europa (ASCE) foi fundada em 2001 e, juntamente com ela, existem muitas outras associações que visam proteger e recuperar o património cemiterial. A ASCE tem inclusive uma Rota de Cemitérios Europeus, onde Portugal está representado com os cemitérios municipais do Porto: o de Prado do Repouso e o de Agramonte.

A Câmara do Porto realiza ainda anualmente o Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto. “As atividades culturais incluem visitas guiadas temáticas, visitas nocturnas, visitas musicadas e teatralizadas, exposições, concertos, comemorações, raids fotográficos, workshops de desenho”, explicou a CM do Porto ao jornal Público.

Na capital portuguesa foi criada a Associação dos Amigos dos Cemitérios de Lisboa e há visitas ao Cemitério dos Prazeres, que já são costume desde os anos 90. Adicionalmente, a Câmara Municipal de Lisboa vai ainda promover visitas ao Cemitério do Alto de São João.

E não é só o público português que está na lista de interessados. Aliás, uma boa parte dos turistas vem do estrangeiro. Tanto que serão feitas visitas turísticas em inglês ao Cemitério dos Prazeres, no dia 10 de maio. No dia 18 do mesmo mês, arranca um ciclo de visitas noturnas, que conta com inscrição gratuita.

A aposta neste tipo de turismo está a crescer de tal maneira que, no dia 22 de junho, irá decorrer uma formação sobre Turismo Cemiterial em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O ser humano anda já de tal maneira moribundo que inventa qualquer coisa de absurdo e extravagante para deliciar a a demência que o vai contaminando e por estranho que pareça logo que algo aparece de imediato surge um sem número de adeptos e apaixonados pela novidade.

  2. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii DESDE que nao VANDALIZEM os CEMITERIOS??? de resto e normal visitarem os CEMITERIOS e levarem para os seus PAISES ideias e MODELOS dos nossos cemiterios etcetc tal como nos tiramos modelos de cemiterios de outros PAISES para nos, como o exemplo de CAMPAS com PEDRA AO ALTO E GRAVADAS e rodeadas de ERVA etc , exemplo o CEMTERIO DO FEIJO no lado SUL, ALMADA CACILHAS FEIJO, ETCETC, dai sao modelos que passamos de uns para outros de varios PAISES, DE RESTO desde que nao haja vandalismo tudo bem, e outros as meios que escandalizem os e as nossas CAMPAS DAS NOSSAS FAMILIAS etcetc AMEN ALELUIA ………………
    agp

RESPONDER

Regresso de Manuel Monteiro aceite no CDS por unanimidade

Está confirmado o regresso de Manuel Monteiro ao CDS, partido que chegou a liderar. Em reunião, na noite desta segunda-feira, a concelhia da Póvoa de Varzim aprovou a reinscrição por unanimidade. Monteiro acabou por decidir reinscrever-se …

Sismo de magnitude de 6,3 abala Porto Rico, que se prepara para uma tempestade tropical

Um sismo de 6,3 de magnitude na escala de Richter foi registado na segunda-feira à noite em Porto Rico, informou o Serviço Meteorológico Nacional de San Juan. Não existem, até ao momento, registo de vítimas …

Há um reservatório submerso de gás desconhecido na costa do Japão

Perto da costa de Okinawa, no sudoeste do Japão, há um grande reservatório e um gás desconhecido numa área onde a crosta terrestre está a ser separada. Uma nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista …

Descoberto "portal" através do qual os cometas se aproximam do Sol

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu uma espécie de portal orbital através do qual os cometas passam antes de se aproximam do Sol, revelou uma nova investigação, que pode alterar fundamentalmente a compreensão científica sobre …

Vénus terá sido habitável durante três mil milhões de anos

Vénus é conhecida hoje como "infernal" com temperaturas de 462ºC. Mas um novo estudo sugere que o clima era bem diferente no passado. Até há 700 milhões de anos, o planeta Vénus terá tido um clima …

Sporting 1-2 Famalicão | Líder “Fama” desespera Alvalade

O Famalicão segurou a liderança da Liga NOS, dando seguimento ao arranque de sonho neste regresso ao principal escalão do futebol português. Os famalicenses foram ao Estádio José Alvalade bater o Sporting pela primeira vez …

Nick Cave lança álbum duplo na próxima semana

O músico australiano anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um novo álbum já na próxima semana. Chama-se "Ghosteen" e é um álbum duplo. Segundo o Observador, a notícia foi avançada pelo próprio Nick Cave no seu …

Revelada fotografia do misterioso material do lado oculto da Lua

A agência espacial chinesa já tinha anunciado a descoberta de uma espécie de gel numa cratera lunar. Não satisfeita com as primeiras imagens, fez regressar o Yutu-2 ao local para recolher mais fotografias. Em julho, imagens …

Na hora da despedida, Draghi defende capacidade orçamental própria da zona euro

O presidente cessante do Banco Central Europeu (BCE) defendeu, em Bruxelas, a existência de um "instrumento orçamental central" na zona euro, ainda que "perfeitamente consciente das dificuldades políticas" para o criar, devido à "falta de …

Narcotraficante português processa Estado por causa de escutas telefónicas

O narcotraficante português Franklim Lobo avançou com uma ação contra o Estado por alegadas escutas telefónicas ilegais, no âmbito da designada Operação Aquiles, pedindo uma indemnização de mil euros a entregar a uma instituição social. Na …