/

Turcos vão construir casas de luxo em forma de conchas e árvores no Alentejo

3

DR

Projecto Umay em Melides, Alentejo, prevê hotel de cinco estrelas em forma de concha.

É um “novo começo de vida” para o casal turco Faik e Sera Yufkayürek e que pretende dar a Melides, no Alentejo, um novo fulgor turístico. São eles os promotores do Projeto Umay, um investimento de 25 milhões de euros que visa construir um hotel e residências turísticas que se vão mesclar com a paisagem.

Contando com apoios do Portugal 2020, o Projeto Umay deverá começar a ganhar forma em Melides em 2020, prevendo-se que esteja concluído no final de 2021, segundo avança o Expresso.

Num investimento global de 25 milhões de euros, o projecto passa pela construção de um hotel e de residências turísticas junto ao mar, numa área de 20 hectares.

Estamos a falar de “uma área virgem perto do mar, com cortiça, areia, elevações bonitas e um vale de pinheiros, onde dá para ouvir os grilos à noite e sentir a tranquilidade”, explica ao Expresso Faik Yufkayürek, o promotor do projecto imobiliário em parceria com a mulher Sera.

“Vai ser um projecto em que tudo emerge e se funde com a própria terra, não se vê betão, o objectivo é criar o mínimo distúrbio visual com vista do mar e do vale verde”, explica ao mesmo semanário Sera Yufkayürek.

Assim, o hotel de cinco estrelas vai ter uma estrutura em forma de concha, com 28 quartos ao longo do piso térreo e com uma piscina suspensa no piso superior. O topo será coberto por vegetação e será o prolongamento da rua, escondendo o edifício.

O projecto da autoria do arquitecto Vasco Vieira também prevê a construção de 10 villas T4, tendo cada uma 445 metros quadrados, uma piscina privada e um preço unitário de 1.375 milhões de euros.

Está ainda prevista a construção de 21 “casas árvore” de madeira, inspiradas nas árvores em volta e cujos preços vão oscilar entre 450 mil e 850 mil euros, conforme sejam T1, T2 ou T3.

Na página de Facebook do projecto Umay, nome que vem da deusa da Fertilidade, Faik e Sera realçam a arquitectura eco-consciente em que assenta este empreendimento imobiliário.

Faik Yufkayürek explica ao Expresso que o modelo do projecto é “muito flexível para quem comprar casas de férias e não as utilizar o tempo todo”, notando que “os quartos podem ser arrendados separadamente” e que se os proprietários quiserem podem retirar e voltar a colocar a mobília “para sentirem que estão na sua casa e não num hotel”. “Quero aqui pessoas felizes”, aponta.

Sera Yufkayürek evidencia ainda que o investimento vai garantir emprego a “65 pessoas da região, recorrer o mais possível à comida local e usar produtos portugueses no interior”.

Este casal deixou o mundo da banca de investimento e a Turquia em 2016, após o golpe de estado dos militares que tentaram derrubar o presidente Erdogan. Chegaram a Portugal quando procuravam um país europeu para investir e onde “mudar de vida e criar uma família, com segurança, qualidade de vida e boas paisagens naturais”, como nota Sera ao Expresso.

“Em duas semanas, apaixonámos-nos pelo país“, conta Sera, destacando as pessoas “muito amáveis e inclusivas”.

O casal vive em Portugal há dois anos e a filha de sete meses já nasceu cá.

ZAP //

3 Comments

  1. Estamos a falar de “uma área virgem perto do mar, com cortiça, areia, elevações bonitas e um vale de pinheiros, onde dá para ouvir os grilos à noite e sentir a tranquilidade”…
    Dava…
    Deu…

  2. Em vez de investirem o dinheiro do Portugal 2020 em projetos industriais que permitam o desenvolvimento tecnológico e produtivo do país a longo prazo, vão é gastar esse dinheiro em investimentos que apenas ajudam algumas pessoas e que a longo prazo vão trazer mais custos do que rendimentos.
    Este tipo de investimentos é sempre bom para alguns, mas não para o pais…

  3. Quando toca a dinheiro vale TUDO. O PDM nesses terrenos, será permitido?, falamos de zonas Florestais, zonas Verdes, Agricultura. Industrial, etc e não me parece que seja uma zona Habitacional, e muito menos deste tipo de Projetos de Arquitetura.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.