Encontrado túnel centenário decorado com misteriosas gravuras aztecas

INAH

Uma equipa de arqueólogos mexicanos encontrou um túnel do século XVII decorado com onze misteriosas gravuras dos Aztecas.

Um túnel do século XVII encontrado no México está a despertar a curiosidade de uma equipa arqueólogos devido às enigmáticas gravuras que adornam as paredes. Os especialistas acreditam que estas tenham sido feitas antes da chegada dos conquistadores espanhóis, mas que só séculos depois foram incorporadas nas paredes.

Os Aztecas foram uma cultura mesoamericana que floresceu no centro do México e que, até os dias de hoje, continua a intrigar arqueólogos de todo o mundo. Este era um povo que tanto ficou conhecido por sacrificar seres humanos como também por inventar um sistema de escrita por hieróglifos.

Mas como foram parar estas gravuras às paredes de um túnel, centenas de anos depois de terem sido feitas? Segundo o IFLScience, no século XV, o imperador azteca Moctezuma I ordenou a construção de uma barragem para evitar inundações. Com a invasão espanhola, esta acabou por ser destruída, vindo a ser reconstruida já só durante o século XVII.

Algumas das pedras usadas na primeira barragem foram reutilizadas na reconstrução, razão pela qual os arqueólogos acreditam que é possível ver as gravuras aztecas nos muros do túnel.

Retratadas nas imagens estão várias coisas, entre as quais um escudo de guerra, a cabeça de uma ave de rapina e uma ponta de pederneira. Há uma maior variedade de símbolos, cujo significado ainda está a ser avaliado e interpretado pela equipa de arqueólogos mexicanos.

INAH

Dentro do túnel também foram encontrados ainda vários artefactos feitos a partir de vidro, porcelana e uma espécie de cerâmica, conhecida como maiólica. O destaque vai para uma pequena estátua decapitada e apenas os pés de uma outra estátua maior.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Se diplomacia falhar, China admite uso de força militar para controlar Taiwan

A China vai atacar Taiwan se não houver outra maneira de impedir que este Estado se torne independente, disse Li Zuocheng, um dos mais importantes generais do país, esta sexta-feira. Esta será uma opção de …

Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário "santo dos santos" em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso. Escavações anteriores revelaram duas fortalezas …

Funerárias de Nova Iorque processadas por guardarem cadáveres em camiões

Devido ao elevado número de mortes causadas pela covid-19, as agências Andrew T. Cleckley, DeKalb e Armistead Burial armazenavam os corpos nos camiões frigoríficos até ser possível realizar os funerais. Três processos foram movidos por, pelo …

"Never again". Estudantes nos EUA vão aprender mais sobre o Holocausto

Estudantes norte-americanos vão passar a aprender mais coisas sobre o Holocausto, numa altura em que os Estados Unidos enfrentam níveis cada vez mais altos de antissemitismo. De acordo com a revista Newsweek, o Presidente norte-americano, Donald …

Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas

A Polónia vai ser o primeiro país a voltar a ter adeptos nas bancadas. Os estádios vão poder ter 25% da sua capacidade preenchida, anunciou o primeiro-ministro. De acordo com o jornal online Observador, a liga …

Recondicionados e "banhados a ouro". Irmão de Pablo Escobar vai vender iPhones 11 a 540 euros

A empresa de Robert Escobar, irmão do narcotraficante Pablo Escobar, está a vender iPhones 11 Pro recondicionados por 499 dólares (450 euros). Numa comunicação citada pelo portal Engadget, a Escobar Inc revela que está a vender …

É um polvo, chama-se Dumbo e mora a sete mil metros de profundidade (um novo recorde)

Um polvo foi fotografado no leito do Oceano Índico, a sete mil metros de profundidade. É um novo recorde. A descoberta de um polvo a 7 mil metros de profundidade, 6.957 metros mais especificamente, foi relatada …

Quem andar de montanha russa no Japão não pode gritar (nem bater palmas)

A Associação de Parques Temáticos do Leste e Oeste do Japão divulgou um novo guia de recomendações, numa altura em que o país começa a reabrir face à redução do número de novos casos de …

Jackson Martínez admite terminar carreira no final da época

O futebolista colombiano admitiu, numa entrevista a uma rádio colombiana, que está a pensar pôr um ponto final na carreira no final desta temporada. "Não descarto retirar-me, mas por agora estou focado em terminar a época. …

Na Rússia, os médicos na linha da frente não são aplaudidos das janelas. Enfrentam desconfiança e hostilidade

Em muitos países, os profissionais de saúde na linha da frente do combate ao novo coronavírus são apreciados e até aplaudidos das janelas. No entanto, na Rússia, a história é diferente. De acordo com a …