/

Encontrado túnel centenário decorado com misteriosas gravuras aztecas

INAH

Uma equipa de arqueólogos mexicanos encontrou um túnel do século XVII decorado com onze misteriosas gravuras dos Aztecas.

Um túnel do século XVII encontrado no México está a despertar a curiosidade de uma equipa arqueólogos devido às enigmáticas gravuras que adornam as paredes. Os especialistas acreditam que estas tenham sido feitas antes da chegada dos conquistadores espanhóis, mas que só séculos depois foram incorporadas nas paredes.

Os Aztecas foram uma cultura mesoamericana que floresceu no centro do México e que, até os dias de hoje, continua a intrigar arqueólogos de todo o mundo. Este era um povo que tanto ficou conhecido por sacrificar seres humanos como também por inventar um sistema de escrita por hieróglifos.

Mas como foram parar estas gravuras às paredes de um túnel, centenas de anos depois de terem sido feitas? Segundo o IFLScience, no século XV, o imperador azteca Moctezuma I ordenou a construção de uma barragem para evitar inundações. Com a invasão espanhola, esta acabou por ser destruída, vindo a ser reconstruida já só durante o século XVII.

Algumas das pedras usadas na primeira barragem foram reutilizadas na reconstrução, razão pela qual os arqueólogos acreditam que é possível ver as gravuras aztecas nos muros do túnel.

Retratadas nas imagens estão várias coisas, entre as quais um escudo de guerra, a cabeça de uma ave de rapina e uma ponta de pederneira. Há uma maior variedade de símbolos, cujo significado ainda está a ser avaliado e interpretado pela equipa de arqueólogos mexicanos.

INAH

Dentro do túnel também foram encontrados ainda vários artefactos feitos a partir de vidro, porcelana e uma espécie de cerâmica, conhecida como maiólica. O destaque vai para uma pequena estátua decapitada e apenas os pés de uma outra estátua maior.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.