Tumulto em distribuição de comida faz 15 mortos em Marrocos

timmo / Flickr

A maioria das vítimas são mulheres, crianças e idosos

Pelo menos 15 pessoas morreram este domingo e cinco ficaram gravemente feridas, após terem ficado esmagadas durante uma distribuição de ajuda alimentar numa região rural de Marrocos, informou o Ministério do Interior daquele país.

Em comunicado, o Ministério do Interior adianta que o acidente ocorreu na localidade de Sidi Bulilam, na província de Esauira, a cerca de 600 quilómetros a sul de Rabat, durante uma distribuição de alimentos, sem especificar as circunstâncias exatas do que aconteceu.

A maioria das vítimas são mulheres, crianças e idosos, segundo as várias informações difundidas pelos órgãos de comunicação social locais, que avançam que a distribuição de alimentos partiu da iniciativa de um homem rico da zona, que queria ajudar as famílias mais pobres da região rural.

Quando a distribuição de alimentos, a decorrer num num armazém local, foi anunciada, os organizadores foram logo “dominados pela multidão” de cerca de 800 pessoas que se encontrava no local.

De acordo com as autoridades marroquinas, foi aberta uma investigação para “determinar as circunstâncias do incidente e estabelecer as responsabilidades”.

O Ministério do Interior indicou ainda que o rei Mohammed VI deu instruções para “fornecer a ajuda e o apoio necessários às famílias das vítimas e dos feridos”, além de ter decidido “cobrir pessoalmente os custos dos funerais”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …