Tumulto em distribuição de comida faz 15 mortos em Marrocos

timmo / Flickr

A maioria das vítimas são mulheres, crianças e idosos

Pelo menos 15 pessoas morreram este domingo e cinco ficaram gravemente feridas, após terem ficado esmagadas durante uma distribuição de ajuda alimentar numa região rural de Marrocos, informou o Ministério do Interior daquele país.

Em comunicado, o Ministério do Interior adianta que o acidente ocorreu na localidade de Sidi Bulilam, na província de Esauira, a cerca de 600 quilómetros a sul de Rabat, durante uma distribuição de alimentos, sem especificar as circunstâncias exatas do que aconteceu.

A maioria das vítimas são mulheres, crianças e idosos, segundo as várias informações difundidas pelos órgãos de comunicação social locais, que avançam que a distribuição de alimentos partiu da iniciativa de um homem rico da zona, que queria ajudar as famílias mais pobres da região rural.

Quando a distribuição de alimentos, a decorrer num num armazém local, foi anunciada, os organizadores foram logo “dominados pela multidão” de cerca de 800 pessoas que se encontrava no local.

De acordo com as autoridades marroquinas, foi aberta uma investigação para “determinar as circunstâncias do incidente e estabelecer as responsabilidades”.

O Ministério do Interior indicou ainda que o rei Mohammed VI deu instruções para “fornecer a ajuda e o apoio necessários às famílias das vítimas e dos feridos”, além de ter decidido “cobrir pessoalmente os custos dos funerais”.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.