Encontrados os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia

(dr) IA RAS

Túmulo do príncipe Dmitri Alexandrovich.

Uma equipa de arqueólogos russos identificou os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia, Dmitri Alexandrovich e Ivan Dmitrievich, os descendentes de Alexandre I de Kiev, o lendário príncipe de Rus’ e santo da Igreja Ortodoxa Russa.

Dmitri Alexandrovich era o segundo filho de Alexandre I de Kiev, que com a morte do pai em 1264 foi expulso para a sua terra natal, Pereslávia, pelos habitantes de Novgorod. Durante dez anos lutou contra os seus tios, acabando por assumir o trono do principado de Vladimir-Susdália.

Após a morte de Ivan, em 1302, a Pereslávia passou para o filho mais novo de Alexandre I de Kiev, o primeiro príncipe de Moscovo, Daniel, que a anexou ao principado de Moscovo, explica o HeritageDaily.

Ambos os príncipes foram enterrados na Catedral da Transfiguração, na Pereslávia, uma das mais antigas igrejas da Rússia pré-mongol.

Segundo documentos do século XIX, existiam três lápides na parte sul da catedral. Após as obras de restauração, as lápides foram partidas, com duas lápides a mencionarem Dmitri Alexandrovich e Ivan Dmitrievich erguidas sob o coro da catedral.

Em 1939, uma expedição arqueológica abriu o espaço sob as lápides e descobriu que ninguém estava enterrado sob a laje com a inscrição do príncipe Dmitri. Na lápide com o nome de Ivan foi encontrado um caixão e um sarcófago.

Até hoje, os investigadores acreditavam que tanto o filho quanto o neto de Alexandre I de Kiev foram enterrados neste lugar, com o filho num caixão de madeira e o neto num sarcófago de pedra.

No canto sudeste da catedral, os arqueólogos descobriram partes de um sarcófago de pedra. Foi aqui, de acordo com fontes do século XIX, que o local do túmulo do príncipe Dmitri Alexandrovich foi originalmente localizado.

Este sarcófago é semelhante a outro túmulo de pedra branca, que estava localizado na parte sudoeste da catedral e acredita-se ser o local de enterro do príncipe Ivan Dmitrievich.

“Só agora conseguimos entender onde os dois descendentes de Alexandre I de Kiev foram realmente enterrados. Dois sarcófagos principescos estavam na mesma linha na parte sul da catedral: o pai foi sepultado no canto leste, na lateral do altar, e o filho na parte oeste, que é também uma prestigiosa e importante parte sul da catedral”, explicou Vladimir Sedov, da Academia de Ciências da Rússia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …