Uma equipa de arqueólogos encontrou um túmulo repleto de jóias na cidade de costeira Gyeongju, na Coreia do Sul, anunciou esta semana o Instituto Nacional de Investigação do Património Cultural (NRICH), responsável pelas escavações.
Entre os novos objetos encontrados no túmulo está uma coroa de bronze dourada, ornamentos dourados, pingentes e brincos de ouro, pulseiras de ouro e de prata, bem com uma faca de prata ornamental e centenas de pedras do jogo de tabuleiro estratégico Go, antigo jogo de tabuleiro da Ásia Oriental, conta escreve o jornal The Korea Times.
Tendo em conta o valor dos objetos funerários, os especialistas do NRICH acreditam que o túmulo, do século VII a.C, tenha pertencido a um jovem membro da família real do reino de Silla (57 a.C – 935 a.C), cuja antiga capital era Gyeongju.
Silla foi um importante reino, parte dos três que no passado constituíram a Coreia.
As escavações começaram em 2014, altura em que o túmulo foi identificado num cemitério de tamanho médio, tendo sido agora anunciada a descoberta de mais objetos.
Foram também encontrados besouros ornamentais no túmulo, utilizados no antigo reino apenas para decorar pessoas falecidas de elevado estatuto social, reforçando a teoria de que o túmulo terá pertencido a uma pessoa da família real, provavelmente uma mulher.
“A altura da pessoas enterrada ronda os 150 centímetros e o pequeno tamanho da coroa de bronze dourada e os outros acessórios indicam que o túmulo é para uma mulher“, disse ao jornal local um representante do NRICH.
E remata: “A pessoa [em causa] carregava uma faca de prata ornamental, em vez de uma adaga adornada, tipicamente encontrada nos túmulos dos reis, sugerindo que o túmulo possa mesmo pertencer a uma mulher”.
Deverá ser século VII a. C. e não séc. VII, penso eu.
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo. Está corrigido.
O erro não está no século, e sim na duração do reino de Silla (57 a.C – 935 a.C). O correto seria 935 d.C