Descoberto túmulo intacto de sacerdote real no Egipto

Mohamed Hossam / EPA

Os arqueólogos encontraram um túmulo perfeitamente conservado, com mais de 4 mil anos , na região da necrópole de Saqqara perto do Cairo.

Segundo o ministro das Antiguidades do Egito, Khaled El-Anany, durante a apresentação da descoberta arqueológica, o túmulo pertence a um sacerdote real chamado Wahtye, que viveu nos tempos da quinta dinastia do Antigo Egipto, cerca de 2504-2347 anos a.C.

Anany explicou que o túmulo descoberto está excecionalmente bem preservado e pintado, com paredes decoradas com cenas coloridas, que mostram o sacerdote real “Wahtye” com a sua mãe, esposa e família, bem como vários santuários com grandes estátuas coloridas do sacerdote e dos seus familiares.

“É uma das mais belas e significativas descobertas feitas em 2018 graças à sua pintura colorida, esculturas e ao facto de ter sido encontrada intacta“, anunciou o ministro.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades e chefe da missão de escavação, Mostafa Waziri, disse que a missão descobriu a fachada do túmulo durante a sua segunda temporada de escavações em novembro, mas não conseguiu entrar naquele local porque as portas estavam fechadas.

Waziri acrescentou que as paredes do túmulo abrigam uma série de pinturas coloridas, que mostram o nome da mulher do sacerdote real chamada “Weret Ptah”, e muitas cenas que apresentam “Wahtye” com a sua mãe chamada Merit Meen e a sua família, além de cenas retratando a fabricação de cerâmica e vinho, ofertas religiosas, apresentações musicais, barcos à vela, fabricação de móveis funerários e caça.

Dentro do túmulo, há 18 nichos que exibem 24 grandes estátuas coloridas escavadas na rocha, que representam o proprietário e membros da família. A parte inferior do túmulo contém 26 nichos com 31 estátuas de uma pessoa que ainda não foi identificada. Waziri assumiu que essa pessoa poderia ser o padre ou um membro da sua família.

O diretor-geral do sítio arqueológico de Saqqara, Sabry Farag, disse que o túmulo descoberto abriga uma sala retangular de aproximadamente 10 metros de comprimento, 3 metros de largura e cerca de 3 metros de altura, com um porão no final do túmulo. Há ainda cinco fossas funerárias, bem como duas portas falsas, uma pertencente a Wahtye e a outra à sua mãe.

No conjunto arqueológico de Saqqara, nos arredores da capital egípcia, há uma necrópole antiga, cujos primeiros enterramentos remontam à primeira dinastia dos faraós (séculos XXXI — XXIX a.C.). Um dos mais famosos monumentos de Saqqara é a Pirâmide de Djoser ou pirâmide dos degraus.

ZAP // Sputnik

PARTILHAR

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …