Inovação faz com que tumores se autodestruam graças a um “cavalo de Tróia”

Plückthun Lab

Uma equipa de investigadores da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveu uma nova tecnologia que permite que o corpo produza agentes terapêuticos no local exato onde são necessários.

A inovação pode ser eficaz para reduzir os efeitos colaterais do tratamento do cancro e na administração de novas terapias contra a covid-19 diretamente nos pulmões, escreve o portal Medical Xpress.

Os investigadores alteraram um adenovírus para agir como um ‘cavalo de Tróia’ para entregar genes para o tratamento do cancro diretamente nas células tumorais. Esta técnica não causa dano nas células saudáveis, o que é um benefício em comparação com a quimioterapia, por exemplo.

Assim que chegam às células tumorais, os genes atuam para eliminar os tumores. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica PNAS.

“Nós enganamos o tumor para que se elimine através da produção de agentes anticancerígenos pelas suas próprias células”, disse Sheena Smith, coautora do estudo.

“Os agentes terapêuticos, como anticorpos terapêuticos ou substâncias sinalizadoras, geralmente ficam no local do corpo onde são necessários, em vez de se espalharem pela corrente sanguínea, onde podem danificar órgãos e tecidos saudáveis”, explicou, por sua vez, o líder da equipa de investigadores, Andreas Plückthun.

A tecnologia SHREAD — como os autores lhe chamam — fez o próprio tumor produzir um anticorpo contra o cancro da mama, chamado trastuzumabe, num rato.

Alguns dias depois, a tecnologia produziu mais anticorpos no tumor do que quando foi injetado diretamente. Os efeitos colaterais verificados também eram bastante inferiores.

Os investigadores realçam que esta tecnologia não será só útil no tratamento do cancro: também é aplicável para a administração de uma ampla gama de biofármacos.

“Ao fornecer o tratamento SHREAD aos pacientes através de um aerossol inalado, a nossa abordagem poderia permitir a produção direcionada de tratamentos de anticorpos covid nas células pulmonares, onde são mais necessárias”, disse Smith.

Os vetores adenovirais já estão a ser usados em várias das vacinas contra a covid-19, incluindo Janssen, AstraZeneca e Sputnik V.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …