Tufão Kammuri chegou às Filipinas e já causou pelo menos três mortos

Kimimasa Mayama / EPA

Pelo menos três pessoas morreram na passagem do tufão Kammuri pelas Filipinas, duas na província de Mindoro Oriental. A terceira vitíma é um homem de 33 anos, eletrocutado quando tentava reparar o telhado afetado pelo temporal.

O tufão tocou terra na segunda-feira à noite, cerca das 23:00 locais (15:00 em Lisboa), em Sorgoson, no sul de Luzon, a maior ilha das Filipinas, com chuva intensa e rajadas de vento superiores a 230 quilómetros por hora, noticiou a TSF, citando a agência Lusa.

Também o aeroporto internacional de Manila está temporariamente encerrado desde segunda-feira à noite. Mais de 500 voos foram adiados e 100 mil passageiros afetados. O tráfego neste aeroporto deve estar suspenso entre as 11:00 e as 23:00 de hoje.

O Kammuri dirige-se para o sul de Manila, onde vivem mais de 13 milhões de pessoas e que neste momento recebe milhares de atletas para os Jogos do Sudeste Asiático, com algumas das provas a terem de ser canceladas.

Na segunda-feira, as autoridades tinham retirado dezenas de milhares de pessoas dos locais de residência. Na região de Bicol, que se encontra na trajetória do tufão, cerca de 340 mil pessoas saíram de suas casas para se refugiarem em escolas e em centros de acolhimento temporário, disseram os serviços de emergência das Filipinas.

Em algumas cidades, as escolas foram encerradas.

Os serviços meteorológicos filipinos alertaram para a ocorrência de aluimentos de terra, devido às chuvas intensas que acompanham a tempestade, e para ondas que podem atingir três metros de altura nas regiões costeiras mais afetadas.

Cerca de 20 tufões ou tempestades tropicais atingem todos os anos as Filipinas, causando centenas de mortos. Em 2013 o tufão Hayan provocou 6.300 mortes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.