Tubarão-zebra fêmea engravida sozinha e impressiona cientistas

Wikimedia

O tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum)

O tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum)

Um tubarão-zebra fêmea engravidou sem ter qualquer contacto com machos durante quatro anos. Este é o primeiro caso de um animal da espécie que mudou de uma reprodução sexuada para assexuada.

O acontecimento, que intrigou os cientistas, ocorreu no aquário Reef HQ, em Queensland, na Austrália e foi divulgado na Scientific Reports.

Em 1999, a fêmea, chamada Leonie, foi colocada no aquário onde conviveu com um macho da mesma espécie durante vários anos. Mas, após ter várias crias, foi separada do companheiro.

No entanto, em abril, o animal pôs três ovos, apesar de não ter tido contacto com um animal do sexo oposto. Este processo é chamado de partenogénese, e é mais comum em plantas e animais invertebrados.

Embora haja alguns tubarões com capacidade de se reproduzirem de forma assexuada, esta é a primeira vez que ocorre numa fêmea que já tinha tido um companheiro.

“Pensamos que podia ter guardado esperma dentro de si, mas quando fizemos testes às crias e comparamos o ADN com o do possível pai, constatamos que tinham apenas as células da Leonie”, destacou a bióloga Christine Dudgeon, da Universidade de Queensland, na Austrália.

Segundo Dudgeon, a falta de um companheiro fez com que Leonie se adaptasse, o que é especialmente importante para a conservação da espécie, que está em risco de extinção.

“Isto tem implicações enormes para a conservação e revela o quão flexível é o sistema reprodutivo do tubarão”, adiantou a cientista.

Christine Dudgeon disse ao The Guardian que, em condições favoráveis, é normal que os tubarões-zebra coloquem ovos na ausência de um macho, mas sem embriões.

Os cientistas pretendem observar se as crias de Leonie também conseguirão reproduzir de forma assexuada – um processo que tem como desvantagem a redução da diversidade genética ao longo das gerações.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Melhor será investigar bem o caso pois possivelmente poderá ter sido alguém que se ocupa do animal pois anda por aí uma mania nos humanos de que sexo já serve de toda a maneira e feitio.

RESPONDER

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …

PJ deteve português suspeito de apoiar Estado Islâmico

Um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o Estado Islâmico, tendo sido hoje ouvido em tribunal, que decretou como medida de coação a prisão preventiva, informaram as autoridades judiciais. Num comunicado …