Tubarão-fantasma filmado pela primeira vez no fundo do oceano

CV Youtube

Imagens inéditas do Hydrolagus trolli, ou tubarão-fantasma, no fundo do mar.

Imagens inéditas do Hydrolagus trolli, ou tubarão-fantasma, no fundo do mar

As imagens inéditas de um tubarão-fantasma, filmadas a grande profundidade, estão a entusiasmar cientistas e não só, ajudando a desvendar um pouco do véu em torno desta estranha criatura marinha.

Estas primeiras filmagens inéditas deste animal vivo e no seu habitat natural, no Oceano Pacífico, nas águas entre a Califórnia e o Hawai, foram captadas em 2009 mas só agora foram divulgadas, depois de se concluir que se trata mesmo de um tubarão-fantasma.

Esta estranha criatura, que foi descrita pela primeira vez em 2002 e que é conhecida como quimera, tubarão-fantasma, peixe-rato ou ainda “coelho de água”, foi captada pelo Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey (MBARI na sigla original em inglês), na Califórnia, EUA, através de um aparelho subaquático controlado remotamente.

Foi filmado a uma profundidade de mais de dois mil metros e as dúvidas que surgiram sobre se seria um novo tipo de tubarão-fantasma só agora foram desfeitas, após uma elaborada investigação que foi publicada no jornal científico Marine Biodiversity Records.

Os cientistas concluíram que se trata de um Hydrolagus trolli, um quimera de nariz pontiagudo e com um órgão sexual retráctil na cabeça, conforme reporta a revista The National Geographic, que dá especial destaque à pesquisa.

Da família Chimaeridae, peixes com esqueleto totalmente formado por cartilagem, estes tubarões-fantasma de “olhos mortos” raramente foram vistos por pessoas e são nativos do hemisfério sul, nomeadamente da Austrália, da Nova Zelândia, de África e da América do Sul.

Estas filmagens são também a prova do primeiro avistamento destes estranhos parentes dos tubarões e das raias no hemisfério norte.

Os tubarões-fantasma vogam pelos mares desde antes do tempo dos dinossauros, mas continuam a ser um mistério para os cientistas, apesar de serem “relativamente comuns e estarem muito difundidos pelo oceano profundo, com 38 espécies conhecidas em todo o mundo”, destaca-se no site do MBARI.

O próximo grande passo para desvendar os seus segredos é a difícil (ou quase impossível) missão de retirar ADN de um espécimen.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que reforma das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”

O primeiro-ministro, António Costa, apontou hoje que, ultrapassada a fase de debate, a reforma da estrutura superior das Forças Armadas “tem simplesmente de ser implementada”, enaltecendo ainda o trabalho dos militares no combate à covid-19. “Ultrapassada …

Presidente de clube detido por posse de arma (mas há muito para investigar)

Prisão em flagrante delito do presidente do Tupi, José Luiz Mauler Júnior. Há várias denúncias ao funcionamento das camadas jovens do clube. O clube é da cidade Juiz de Fora e agora o seu presidente terá, …

Alemanha indemniza homossexuais perseguidos ou condenados até 1969

As autoridades alemãs indemnizaram quase 250 pessoas que foram perseguidas ou investigadas pelas leis adotadas pelo regime nazi sobre homossexualidade e que se mantiveram em vigor após o final da II Guerra Mundial. O Departamento Federal …

PS deverá vencer em Almada, mas sem maioria absoluta

Resultados da sondagem apontam para um novo executivo minoritário, tal como aconteceu há quatro anos. PS está em vantagem. De acordo com uma sondagem realizada pelo Cesop - Universidade Católica Portuguesa para o Público, a atual …

Chega pede arquivamento de processo do Ministério Público sobre alterações estatutárias

O partido Chega pediu o arquivamento do processo do Ministério Público relativo às alterações estatutárias introduzidas no congresso de Évora, em setembro de 2020, por considerar que o processo tem “ausência de fundamento legal”. “Requer-se o …

Professores e alunos com doenças de risco ficam em casa - mesmo estando vacinados

Com o início do ano letivo, nem todos os alunos e professores estão de regresso às escolas. Aqueles que estão sinalizados como doentes de risco vão manter o acesso aos regimes excecionais, aprovados por causa …

Já é possível extrair lítio dos resíduos da produção de combustíveis fóssil

Investigadores norte-americanos descobriram uma forma de extrair lítio de forma sustentável, através das águas residuais da produção de combustíveis fósseis. Graças à sua utilização em dispositivos eletrónicos, o lítio é um elemento cada vez mais procurado, …

Ministro do Ambiente visita Moçambique com dois milhões e projetos de cooperação na carteira

O ministro do Ambiente e da Ação Climática português inicia quarta-feira uma visita a Moçambique, onde irá contactar com projetos apoiados por Portugal e anunciar investimentos ao nível da cooperação na ordem dos dois milhões …

Governo espanhol avança com "plano de choque" para reduzir tarifas de eletricidade

Ministros do Governo de Sanchéz (PSOE) afirmam que o conjunto de medidas apresentadas conseguirão reduzir a fatura da eletricidade para os consumidores em 12% e reiteram a promessa feita de que o ano de 2021 …

Textor suspende compra de acções da Benfica SAD após dúvidas do clube (e Vieira diz que não recebeu a carta)

O empresário norte-americano John Textor anunciou que suspendeu o acordo com José António dos Santos, o "Rei dos Frangos", para a compra de 25% das acções da SAD do Benfica, até à realização das eleições …