Tsunamis de gelo derrubam árvores e invadem casas na América do Norte

(dr) Town of Hamburg Emergency Services

Grandes blocos de gelo invadiram as cidades costeiras junto aos Grandes Lagos da América do Norte, entre os Estados Unidos e o Canadá, provocando quebras de energia e problemas no tráfego aéreo.

A culpa destes tsunamis gelados foi das rajadas de vento na ordem dos 100 quilómetros por hora que levantaram o gelo depositado na superfície dos lagos e o arrastaram para dentro das cidades. Não é a primeira vez que o fenómeno destes acontece na zona este norte-americana. Mas desta vez chegou mais cedo e com mais força do que no passado.

Os tsunamis de gelo acontecem quando ventos muito fortes incidem diretamente em costas ligeiramente inclinadas e levantam o gelo que compõe a superfície do lago.

Normalmente, quanto menos inclinada for a costa, mais o gelo é empurrado para dentro da cidade. Foi isso o que aconteceu em cidades como Hamburg em Nova York, nos EUA ou em Fort Erie, no Canadá.

Mas, desta vez, de forma mais peculiar: tempestades destas são mais comuns no início da primavera, quando gelo começa a derreter. Além disso “nunca houve gelo a chocar contra as nossas paredes e a entrar pelos pátios dentro”, garantiu um residente à WGRZ.

Isto aconteceu por causa da combinação de dois fatores. Além dos ventos fortes que se registaram nos Grandes Lagos, houve uma grande mudança de temperaturas que fez com que o gelo expandisse e depois voltasse a contrair. Isso fez com que este gelo se movesse pela costa dentro e formasse autênticas paredes que invadiram as cidades como uma grande onda. Essas paredes geladas podem chegar a ter mais de 90 centímetros de largura e 1,50 metros de espessura.

Em 1822, quando um naturalista norte-americano não identificado disse ter visto “rochas, ao nível do chão, a adotar uma marcha gradual ao longo do leito de um lago e superando todos os obstáculos, escapando ao domínio de Neptuno”, conta a National Geographic.

A partir daí, vários cientistas registaram fenómenos semelhantes noutras latitudes do hemisfério norte. E, em 2001, aconteceu outra vez, quando um “tsunami” de gelo com quase cinco metros de altura foi registado a sair do Mar de Tchuktchi e a entrar no Alaska.

Várias imagens deste “tsunami” de gelo mostram barreiras compostas por blocos de gelo a ladear as estradas ao longo do rio Niágara, em Fort Erie. Um homem garantiu que este fenómeno foi “uma das coisas mais loucas” que alguma vez testemunhou e que o gelo está a derrubar árvores e candeeiros urbanos.

A National Weather Service em Buffalo deixou um aviso: “Esta é uma situação particularmente perigosa! Se tem de viajar, prepare-se para danos extensos e linhas de energia caídas”. Além disso, o Serviço de Emergência da Cidade de Hamburg também informou que “está a decorrer uma evacuação voluntária de Hoover Beach neste momento”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …