Recordar bons momentos durante 12 segundos sempre que nos sentimos stressados ajuda a treinar o cérebro a pensar mais positivo.
Ter uma mentalidade positiva é benéfico, tanto para a saúde física como mental. A boa notícia é que há um truque de apenas 12 segundos que nos ajuda a treinar o cérebro para termos pensamentos mais positivos.
As nossas mentes sentem-se mais atraídas para os pensamentos negativos do que os positivos, e isto não é por acaso, já que geralmente, a mente humana retém mais informação associada a más experiências do que a boas.
Esta tendência ajudou a manter-nos vivos e aprender com os nossos erros quando vivíamos em cavernas e um mamute nos podia matar a qualquer momento.
No entanto, dadas as vidas mais confortáveis que temos no século XXI, esta preferência pelos pensamentos negativos já não é assim tão útil. Ter muitos pensamentos negativos também faz disparar os níveis de cortisol, a famosa hormona do stress, que está associada a vários problemas de saúde e é quase como um “veneno” que o nosso corpo produz.
De acordo com o método do neurologista Rick Hanson, há um método simples, que demora apenas 12 segundos, que nos ajuda a formatar o nosso cérebro e criar novas ligações entre os neurónios, escreve o Pure Wow.
Os neurónios transmitem as mensagens de uma parte do cérebro para a outra. Os nossos 86 mil milhões de neurónios criam associações entre as boas experiências e as emoções positivas.
Segundo Hanson, “os neurónios que disparam juntos, conectam-se juntos”, ou seja, para “enganarmos” o cérebro e termos uma mentalidade mais positiva, tudo o que temos de fazer é criar novas ligações neuronais entre uma experiência e uma emoção.
Para fazermos isto, precisamos apenas de passar pelo menos 12 segundos a pensar numa boa memória, imagem ou relação e a recordar todas as razões que fizeram com que nos sentíssemos bem nesse momento.
Criar este hábito sempre que nos sentirmos ansiosos ou tristes vai, com o passar do tempo, treinar o cérebro a pensar positivo e a não ser consumido pela negatividade do momento que estamos a atravessar.