Trump refere-se a turbinas eólicas como moinhos. E autointitula-se “ambientalista”

Michael Reynolds / EPA

“Nunca percebi o vento. Conheço muito bem os moinhos. Estudei-os melhor do que qualquer pessoa que eu conheço”, disse o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, no último fim de semana num discurso perante jovens conservadores em West Palm Beach, na Flórida.

Referindo-se sempre a turbinas eólicas como “moinhos”, Trump acrescentou: “São barulhentos. Matam os pássaros. Querem ver um cemitério de pássaros? Vão até um moinho um dia destes. Vão ver mais pássaros do que alguma vez viram na vossa vida”, segundo noticiou o Expresso.

“São fabricados principalmente na China e na Alemanha. Mas eles emitem quantidades tremendas de gases, gases que são lançados para a atmosfera. Nós temos um mundo, certo? Bom, o mundo é minúsculo quando comparado com o universo. Fala-se na pegada de carbono e os gases estão a ser lançados para a atmosfera. Seja na China ou na Alemanha, estão a ir para o ar. É o nosso ar, o ar deles, certo?”, disse.

Ainda sobre as turbinas eólicas, lembrou que vêm em “diferentes tons”. “São brancos mas também há em branco alaranjado. O laranja é a minha cor favorita”, sublinhou.

Para o Presidente norte-americano, que se autointitulou “um ambientalista”, há um problema com os “moinhos” que ninguém revela: “Sabem o que eles não dizem sobre os moinhos? É que depois de dez anos eles parecem o inferno. Começam a ficar cansados e velhos”. E há ainda os proprietários de “moinhos” antigos que não os substituem sem subsídios do Governo, o que é “uma coisa realmente terrível”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …