Trump queixa-se de caça às bruxas após “relatório” russo comprometedor

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

Donald Trump disse estar a ser alvo de um “caça às bruxas política”, após notícias de que foi avisado pelos serviços de informação norte-americanos que a Rússia tem na sua posse material alegadamente comprometedor sobre o Presidente eleito.

“Notícias falsas – uma total caça às bruxas política!”, escreveu Trump na sua conta de Twitter, usando apenas letras maiúsculas, depois de a CNN noticiar que os chefes dos serviços de informação o alertaram, na semana passada, sobre este material, durante uma reunião em que discutiram o alegado envolvimento da Rússia nas eleições norte-americanas.

O material sintetizado em duas páginas foi apresentado a Trump durante a com o diretor das Informações Nacionais (DNI), James Clapper, da polícia federal (FBI), James Comey, e das agências Central de Informações (CIA), John Brennan, e da Segurança Nacional (NSA), Mike Rogers.

A estação televisiva sustenta a sua história em “múltiplos” funcionários norte-americanos com conhecimento dessas reuniões.

O jornal New York Times acrescenta que não conseguiu comprovar uma série de detalhes que estavam incluídos nos documentos, entre os quais estão vídeos de teor sexual que envolvem Donald Trump e prostitutas russas, numa visita a Moscovo em 2013, que seria usados pela Rússia para chantagear Trump.

Pelo menos parte da informação apurada foi obtida por um ex-agente do serviço de informações britânico MI6, que esteve colocado em Moscovo na década de 1990 e agora tem uma empresa, adianta a televisão de Atlanta. As suas investigações começaram por ser financiadas por apoiantes de opositores de Trump durante as primárias republicanas.

As duas páginas com alegada informação comprometedora, de caráter pessoal e financeiro, segundo a CNN, serão de conhecimento muito reservado. Apenas Obama, Trump e os quatro líderes partidários do Congresso e os quatro principais membros das comissões de Informações do Senado e da Casa dos Representantes conheceriam o seu conteúdo, além dos dirigentes dos serviços de informações.

As páginas sintetizariam um conjunto de 35 – que a CNN garantiu já ter visto e que foram entretanto publicadas pelo site Buzzfeed News – que o senador republicano John McCain já teria entregue ao diretor do FBI.

Além da eventual informação pessoal e financeira comprometedora, a CNN adiantou ainda que a sinopse de duas páginas incluiria alegações da existência de um fluxo contínuo de informação entre Trump e o Governo russo, com recurso a vários intermediários.

Moscovo nega ter informação comprometedora

Um porta-voz do chefe de Estado russo negou, esta quarta-feira, que o Kremlin tinha reunido informação comprometedora sobre o Presidente eleito dos Estados Unidos.

Dmitry Peskov considerou as declarações de um responsável norte-americano à agência noticiosa Associated Press (AP) “completamente falsas e absolutamente disparatadas”, e insistiu que o Kremlin “não procura obter informação comprometedora”.

O site WikiLeaks informou que as alegações de que “agentes russos” possuiriam informações comprometedoras sobre o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, não são confiáveis.

“O ficheiro de 35 páginas publicado pelo Buzzfeed sobre Trump não é um relatório de inteligência. O estilo, os factos e as datas não mostram credibilidade”, escreveu o WikiLeaks no Twitter.

“Nós não aprovamos o documento publicado pelo Buzzfeed, que é claramente fictício”, comentou o WikiLeaks. De acordo com os media, o FBI está a investigar a credibilidade dos dados.

ZAP // Lusa / SN

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sendo ou não legítimo, o documento, há muito que desconfio das ligacoes do Wikileaks ao FSB e esta prontidão deles para deixar um tweet, para semear mais dúvidas só me deixa mais desconfiado.

    -JS

  2. Os media estão a cair na sua própria malha. Fake news? podem ser todos. Nem sequer verificam as suas fontes…Tristeza. Repetem tudo uns dos outros…

RESPONDER

Morreu Paul Bocuse, o "papa da gastronomia"

Paul Bocuse, impulsor da "nouvelle cuisine" francesa e o cozinheiro mais famoso do seu país, morreu neste sábado aos 91 anos de idade, anunciou a família do chef à imprensa francesa. "Bocuse morreu, a gastronomia está …

Isolamento social faz desenvolver diabetes tipo 2

Um estudo recente descobriu uma intrigante relação entre isolamento social e o desenvolvimento da diabetes tipo 2, sugerindo que ter um pequeno grupo de amigos pode tornar-nos mais propensos ao desenvolvimento da doença. Enquanto a diabetes …

Escutas de Sócrates infectadas com vírus informático

Os advogados dos dois principais arguidos na Operação Marquês, José Sócrates e Ricardo Salgado, denunciam a existência de vírus informáticos nas escutas que lhes foram entregues. Segundo afirmou ao jornal Público o advogado Pedro Delille, os …

Angola prepara-se para fechar 9 embaixadas e 18 consulados, incluindo em Portugal

O Governo angolano está a estudar a possibilidade de encerrar 9 embaixadas e 18 consulados-gerais, nomeadamente em Lisboa, Faro e Macau, além de 10 representações comerciais, incluindo em Portugal, para poupar mais de 66 milhões …

Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, …

Patrocinadora do programa "Supernanny" pondera sair

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o "tumulto social" causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios. De acordo …

PJ faz buscas em esquadra da PSP na Amadora por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária realizou buscas, esta sexta-feira, na esquadra da Brandoa, na Amadora, por suspeitas de corrupção passiva e ativa e de abuso de poder por parte de alguns agentes da PSP. Segundo o Correio da Manhã, …

"Conta invisível" do GES pagou a 106 pessoas (com Zeinal Bava à cabeça)

Um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, o antigo administrador da PT Zeinal …

Ministério Público desconhece paradeiro dos filhos do ex-embaixador iraquiano

O Ministério Público desconhece o paradeiro dos gémeos iraquianos acusados de tentativa de homicídio de um jovem, tendo a procuradora do processo solicitado à Procuradoria-Geral da Republica para pedir às autoridades do Iraque que notifiquem …

Hugo Vau surfou "bomba" na Nazaré (e pode ter quebrado recorde de McNamara)

O surfista português surfou uma "bomba", na quarta-feira passada, na Praia do Norte, na Nazaré, que se calcula ter 35 metros e que poderá ter quebrado o recorde do norte-americano Garrett McNamara. "Esta sim, foi diferente de …