Trump tem “plano B, C e D” caso Maduro não abandone o poder (e não descarta envio de 5000 soldados)

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Presidente norte-americano afirmou esta quarta-feira ter “um plano B, C e D” para a Venezuela, caso o líder venezuelano, Nicolás Maduro, rejeite abandonar o poder e ceder a liderança a Juan Guaidó, que se autoproclamou Presidente interino em janeiro.

“Tenho sempre um plano B, C e D”, respondeu Donald Trump em declarações na Casa Branca, quando questionado pela comunicação social se tinha um “plano B” para a situação venezuelana. “Provavelmente, terei mais flexibilidade do que qualquer homem nesta posição”, salientou o chefe de Estado norte-americano, que hoje recebeu em Washington o seu homólogo da Colômbia, Iván Duque Márquez.

Nas mesmas declarações, e também quando questionado pelos jornalistas, Trump não descartou um eventual envio de 5.000 soldados para a Colômbia no âmbito de uma estratégia para lidar com a atual situação na Venezuela.

“Vamos ver. (…) Os nossos militares [norte-americanos e colombianos] estão muito focados e estão a trabalhar em conjunto, vamos ver como funciona”, respondeu o Presidente dos Estados Unidos.

O número de 5.000 soldados norte-americanos na Colômbia surgiu em finais de janeiro, quando o conselheiro de Trump para a Segurança Nacional, John Bolton, apareceu numa conferência de imprensa com um caderno onde se podia ler “5.000 tropas para a Colômbia”, país vizinho da Venezuela e aliado dos Estados Unidos. Na altura, o Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono) remeteu-se ao silêncio.

Trump voltou esta quarta-feira a reafirmar que está a analisar “todas as opções” em relação à Venezuela, acrescentando que Nicolás Maduro está a cometer um “erro terrível” ao impedir a entrada de ajuda humanitária no país.

O Governo venezuelano tem insistido em negar a existência de uma crise humana no país e tem dito que não permitirá a entrada de ajuda na Venezuela. Ajuda humanitária fornecida pelos Estados Unidos, que inclui alimentos e medicamentos, está retida atualmente na cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta.

Ainda sobre a a ajuda humanitária fornecida pelos Estados Unidos, a vice-presidente da Venezuela disse esta quarta-feira que “é cancerígena” e vai envenenar aqueles que a consumirem. “Essa ajuda está contaminada e envenenada, é cancerígena, assim demonstraram diferentes estudos científicos”, afirmou Delcy Rodriguez.

Aos jornalistas, Donald Trump destacou ainda que a sua estratégia para a Venezuela conta com “um apoio tremendo” em todo o mundo, afirmando que o presidente da Assembleia Nacional (parlamento venezuelano) e autoproclamado Presidente interino, o opositor Juan Guaidó, é “muito corajoso”.

“Contamos com um apoio tremendo em toda a América do Sul e em todo o mundo”, disse Trump, descrevendo como “muito triste” a atual situação na Venezuela.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente do se gostar ou não do Maduro, o que tem este mentecapto a ver com o que se passa noutros países??? Só lhe interessa deitar a mão ao petróleo e outros recursos… Mais um Iraque, Líbia, Afeganistão, Síria, etc…

RESPONDER

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …