/

Trump tem “plano B, C e D” caso Maduro não abandone o poder (e não descarta envio de 5000 soldados)

2

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Presidente norte-americano afirmou esta quarta-feira ter “um plano B, C e D” para a Venezuela, caso o líder venezuelano, Nicolás Maduro, rejeite abandonar o poder e ceder a liderança a Juan Guaidó, que se autoproclamou Presidente interino em janeiro.

“Tenho sempre um plano B, C e D”, respondeu Donald Trump em declarações na Casa Branca, quando questionado pela comunicação social se tinha um “plano B” para a situação venezuelana. “Provavelmente, terei mais flexibilidade do que qualquer homem nesta posição”, salientou o chefe de Estado norte-americano, que hoje recebeu em Washington o seu homólogo da Colômbia, Iván Duque Márquez.

Nas mesmas declarações, e também quando questionado pelos jornalistas, Trump não descartou um eventual envio de 5.000 soldados para a Colômbia no âmbito de uma estratégia para lidar com a atual situação na Venezuela.

“Vamos ver. (…) Os nossos militares [norte-americanos e colombianos] estão muito focados e estão a trabalhar em conjunto, vamos ver como funciona”, respondeu o Presidente dos Estados Unidos.

O número de 5.000 soldados norte-americanos na Colômbia surgiu em finais de janeiro, quando o conselheiro de Trump para a Segurança Nacional, John Bolton, apareceu numa conferência de imprensa com um caderno onde se podia ler “5.000 tropas para a Colômbia”, país vizinho da Venezuela e aliado dos Estados Unidos. Na altura, o Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono) remeteu-se ao silêncio.

Trump voltou esta quarta-feira a reafirmar que está a analisar “todas as opções” em relação à Venezuela, acrescentando que Nicolás Maduro está a cometer um “erro terrível” ao impedir a entrada de ajuda humanitária no país.

O Governo venezuelano tem insistido em negar a existência de uma crise humana no país e tem dito que não permitirá a entrada de ajuda na Venezuela. Ajuda humanitária fornecida pelos Estados Unidos, que inclui alimentos e medicamentos, está retida atualmente na cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta.

Ainda sobre a a ajuda humanitária fornecida pelos Estados Unidos, a vice-presidente da Venezuela disse esta quarta-feira que “é cancerígena” e vai envenenar aqueles que a consumirem. “Essa ajuda está contaminada e envenenada, é cancerígena, assim demonstraram diferentes estudos científicos”, afirmou Delcy Rodriguez.

Aos jornalistas, Donald Trump destacou ainda que a sua estratégia para a Venezuela conta com “um apoio tremendo” em todo o mundo, afirmando que o presidente da Assembleia Nacional (parlamento venezuelano) e autoproclamado Presidente interino, o opositor Juan Guaidó, é “muito corajoso”.

“Contamos com um apoio tremendo em toda a América do Sul e em todo o mundo”, disse Trump, descrevendo como “muito triste” a atual situação na Venezuela.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Independentemente do se gostar ou não do Maduro, o que tem este mentecapto a ver com o que se passa noutros países??? Só lhe interessa deitar a mão ao petróleo e outros recursos… Mais um Iraque, Líbia, Afeganistão, Síria, etc…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.