Trump tem “plano B, C e D” caso Maduro não abandone o poder (e não descarta envio de 5000 soldados)

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Presidente norte-americano afirmou esta quarta-feira ter “um plano B, C e D” para a Venezuela, caso o líder venezuelano, Nicolás Maduro, rejeite abandonar o poder e ceder a liderança a Juan Guaidó, que se autoproclamou Presidente interino em janeiro.

“Tenho sempre um plano B, C e D”, respondeu Donald Trump em declarações na Casa Branca, quando questionado pela comunicação social se tinha um “plano B” para a situação venezuelana. “Provavelmente, terei mais flexibilidade do que qualquer homem nesta posição”, salientou o chefe de Estado norte-americano, que hoje recebeu em Washington o seu homólogo da Colômbia, Iván Duque Márquez.

Nas mesmas declarações, e também quando questionado pelos jornalistas, Trump não descartou um eventual envio de 5.000 soldados para a Colômbia no âmbito de uma estratégia para lidar com a atual situação na Venezuela.

“Vamos ver. (…) Os nossos militares [norte-americanos e colombianos] estão muito focados e estão a trabalhar em conjunto, vamos ver como funciona”, respondeu o Presidente dos Estados Unidos.

O número de 5.000 soldados norte-americanos na Colômbia surgiu em finais de janeiro, quando o conselheiro de Trump para a Segurança Nacional, John Bolton, apareceu numa conferência de imprensa com um caderno onde se podia ler “5.000 tropas para a Colômbia”, país vizinho da Venezuela e aliado dos Estados Unidos. Na altura, o Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono) remeteu-se ao silêncio.

Trump voltou esta quarta-feira a reafirmar que está a analisar “todas as opções” em relação à Venezuela, acrescentando que Nicolás Maduro está a cometer um “erro terrível” ao impedir a entrada de ajuda humanitária no país.

O Governo venezuelano tem insistido em negar a existência de uma crise humana no país e tem dito que não permitirá a entrada de ajuda na Venezuela. Ajuda humanitária fornecida pelos Estados Unidos, que inclui alimentos e medicamentos, está retida atualmente na cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta.

Ainda sobre a a ajuda humanitária fornecida pelos Estados Unidos, a vice-presidente da Venezuela disse esta quarta-feira que “é cancerígena” e vai envenenar aqueles que a consumirem. “Essa ajuda está contaminada e envenenada, é cancerígena, assim demonstraram diferentes estudos científicos”, afirmou Delcy Rodriguez.

Aos jornalistas, Donald Trump destacou ainda que a sua estratégia para a Venezuela conta com “um apoio tremendo” em todo o mundo, afirmando que o presidente da Assembleia Nacional (parlamento venezuelano) e autoproclamado Presidente interino, o opositor Juan Guaidó, é “muito corajoso”.

“Contamos com um apoio tremendo em toda a América do Sul e em todo o mundo”, disse Trump, descrevendo como “muito triste” a atual situação na Venezuela.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Independentemente do se gostar ou não do Maduro, o que tem este mentecapto a ver com o que se passa noutros países??? Só lhe interessa deitar a mão ao petróleo e outros recursos… Mais um Iraque, Líbia, Afeganistão, Síria, etc…

RESPONDER

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …

Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa …