Trump “muito ofendido” com Putin – mas as palavras também iludem

2

Heikki Saukkomaa / Lehtikuva Handout / EPA

Donald Trump e Vladimir Putin

“Pergunto-me porque é que ele apoiou Kamala… É um jogador de xadrez”, disse Trump. Mas o apoio irónico dá força ao ex-presidente.

Vladimir Putin disse, na semana passada, que apoia Kamala Harris. Quer que a ainda vice-presidente seja presidente dos EUA.

O presidente Biden, “recomendou aos seus eleitores que apoiem a senhora Harris”, portanto a Rússia “também a apoia”, afirmou Putin num fórum económico em Vladivostok. “Além disso, Kamala Harris tem um riso tão expressivo e contagioso“, descreveu.

O presidente da Rússia justificou o seu afastamento de Donald Trump porque este foi o presidente dos EUA que impôs “mais sanções à Rússia do que qualquer outro presidente”.

Kamala Harris “talvez não faça esse tipo de coisas”, referiu.

Donald Trump reagiu. Primeiro, na sexta-feira não sabia muito bem o que dizer: “Não sei se ele me insultou ou se me fez um favor”.

No sábado, as palavras foram outras: “Eu conhecia-o muito bem. Fiquei muito ofendido. Pergunto-me porque é que ele apoiou Kamala… É um jogador de xadrez”.

Mas o antigo presidente dos EUA acrescentou uma perspectiva que não é pormenor: “Devo ficar chateado com isso? Foi feito com um sorriso? Acho que disse aquilo talvez com um sorriso. Quem sabe?”.

De facto, Vladimir Putin estaria a ser irónico quando disse que apoia Kamala Harris. O presidente da Rússia quer que Trump ganhe.

Entre diversas reacções nesse sentido, Lourival Sant’Anna, especialista em política internacional da CNN, comentou que aquelas palavras de Putin são uma estratégia para ajudar Donald Trump nas eleições de Novembro deste ano.

Trump tem historicamente “jogado o jogo de Putin” e vice-versa. Os dois são próximos, entendem-se.

Aliás, Donald Trump chegou a dizer que acredita mais em Vladimir Putin do que nos serviços secretos dos EUA.

ZAP //

2 Comments

  1. São “Palavras ” que pessoalmente não me iludem . Isto sendo , a “Arte” de ludibriar os Eleitores e o Mundo en geral ! Criminosos com poder ; que mais acrescentar ?

  2. Tretas, nunca o Putin falou mal do Trump e os dois deste 2016 que tem uma relação de dois pombos apaixonados. Não acreditam? Digam uma única vez desde os 2022 que o Trump tenha condenado a invasão da Ucrânia. Para falar a verdade tem manifestado bastante vezes apoio a Russia e China sem parar desde que saiu da casa branca

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.