Trump não quer que Síria, Rússia e Irão ataquem bastião rebelde

Chris Ratcliffe / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a visita ao Reino Unido

O Presidente americano, Donald Trump apelou ontem à noite a Síria e os seus aliados russo e iraniano, a não atacarem imprudentemente a província de Idlib, último grande bastião rebelde no território sírio.

“O Presidente Bashar al-Assad da Síria não devia atacar imprudentemente a província de Idlib. Os russos e iranianos estariam a cometer um grave erro humanitário participando numa potêncial tragédia humana”, escreveu Donald Trump.

O chefe da Casa Branca, que se referia, na sua conta Twitter, a um ataque em preparação dos sírios, russos e iranianos, contra a província de Idlib, no noroeste da Síria, deixou o aviso: “Centenas de milhares de pessoas poderão ser mortas. Não deixemos que isso aconteça”, sublinhou, Trump.

Por seu lado, os ministros dos Negócios estrangeiros russo e iraniano, reafirmaram ontem a necessidade de uma ofensiva das forças governamentais sírias contra a província de Idlib no noroeste da Síria.

O exército sírio “prepara-se para resolver o problema do terrorismo” naquela província, indicou, hoje, o porta-voz do Cremlin, Dmitri Peskov. “É um problema que preocupa Moscovo, Damasco, Ancara e Teerão”, reafirmou Dmitri Peskov.

Esta manhã, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, declarou por seu turno que a avião russa recomeçou os seus ataques aéreos contra a província de Idlib, após 22 dias de interrupção.

De notar que recentemente, quando presidia à conferência anual dos embaixadores da França, o presidente francês Emmanuel Macron alertou a opinião pública para as consequências de um novo ataque de Bashar al-Assad contra o seu povo.

“Quem provocou os milhões de refugiados? Quem massacrou o seu próprio povo? Não cabe à França designar os futuros dirigentes da Síria, tão pouco a um outro país. Mas é nosso dever e nosso interesse, garantirmos que o povo sírio venha a estar em situação de o fazer”.

// RFi

PARTILHAR

RESPONDER

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …