Trump misturou documentos secretos com outros sem importância

3

Os documentos apreendidos nas buscas realizadas à residência de Donald Trump revelaram que o ex-Presidente misturou documentos secretos com outros sem importância.

O FBI apreendeu documentos recolhidos durante buscas ao resort Mar-a-Lago de Donald Trump, em Palm Beach, na Flórida. Os investigadores federais apareceram na propriedade com um mandado de busca no âmbito da investigação sobre a possível destruição ilegal de registos da Casa Branca quando Trump saiu da presidência.

O ex-Presidente misturou materiais classificados e não classificados em caixas na sua residência na Flórida, segundo o Público. Além disso, foram ainda encontradas várias pastas marcadas como contendo material “confidencial” que estavam vazias. Um juiz federal ordenou na quinta-feira que a lista de inventário fosse aberta.

Trump tinha 11 conjuntos de documentos classificados, incluindo alguns marcados como “ultra-secretos”, cuja exposição pública poderia representar um “perigo excecionalmente grave” para a segurança nacional.

A pasta marcada como “material classificado” que estava vazia causa alguma incerteza. Não se sabe se o antigo Presidente levou a pasta da Casa Branca já sem nenhum documento, ou retirou os documentos de dentro da pasta.

“Os materiais apreendidos continuarão a ser usados para aprofundar a avaliação do Governo, e os investigadores continuarão a usá-los e a avaliá-los enquanto tomam outras medidas de investigação – por exemplo entrevistas adicionais com testemunhas”, lê-se no comunicado do tribunal.

Já há algum tempo que o Departamento de Justiça está a investigar o ex-chefe de Estado por suspeitar que seja responsável pelo desaparecimento de 15 caixas com registos presidenciais, onde se incluem vários documentos confidenciais.

O Arquivo Nacional recuperou mais de 100 documentos marcados como classificados, de um lote inicial de 15 caixas retiradas em janeiro da residência de Trump. Os dados estão expressos na correspondência recentemente tornada pública entre aquele departamento e a equipa jurídica do republicano.

Caso seja declarado culpado, Trump pode ser multado, impedido de se voltar a candidatar a cargos políticos ou até preso. Desde a sua saída da Casa Branca que o ex-Presidente tem passado muito tempo na casa na Flórida, tendo-a tornado o palco de muitas reuniões políticas.

ZAP //

3 Comments

  1. O partido democrata EUA está desesperado com a possível hecatombe eleitoral em novembro. E tudo faz para tentar queimar Trump. Inventaram uma comissão partidária que inventou um golpe de estado….rsrsrs feito por manifestantes desarmados Rsrsrsrsrsrsrs. Já com a interferência russa, umas dezenas de investigadores LACAIOS dos Clinton andaram 2 anos e… concluíram que NÃO houve interferência. Agora, é o capitolio e documentos colocados na casa de Trump. Hilary Clinton utilizou o servidor privado quanto foi ministra do Obama, crime de traição à pátria e nada lhes aconteceu. A partir de janeiro, os democratas vão levar com dúzias de processos em tribunal

  2. Como eu desconfiava o TRUMP não sabe ler e então trazia os documentos (trabalho) para casa para a esposa o fazer…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.