Trump vai passar a designar cartéis mexicanos como organizações terroristas

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

México quer uma reunião de alto nível com os Estados Unidos (EUA) “o mais breve possível”, após as declarações do Presidente norte-americano, Donald Trump, que anunciou a intenção de designar os cartéis mexicanos como organizações terroristas internacionais.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, estabelecerá contacto com o se homologo norte-americano, Mike Pompeo, “a fim de discutir esta questão muito importante para a agenda bilateral”, apontou, em comunicado, o Governo mexicano, citado esta quarta-feira pela agência Lusa.

O objetivo da reunião é “conhecer o conteúdo e os planos das declarações” feitas por Donald Trump, indicou a mesma nota. “O Governo do México continuará o seu trabalho diplomático no sentido de, a partir da cooperação e da inteligência, garantir a segurança de ambos os países”, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.

Horas antes, na terça-feira, Donald Trump, afirmou que vai designar os cartéis mexicanos como organizações terroristas estrangeiras. “Sim, vou designar os cartéis de drogas. Absolutamente”, afirmou quando questionado sobre o tema durante uma entrevista de rádio no canal do conversador Bill O’Reilly.

O Presidente norte-americano reconheceu que está a trabalhar nesta matéria há 90 dias, já que “o processo não é fácil”. Não detalhou, contudo, as consequências da designação desses cartéis mexicanos como organizações terroristas.

“Não vou dizer o que vou fazer”, respondeu Trump, questionado se iria usar drones para realizar ataques.

No entanto, admitiu que ofereceu ao Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, uma colaboração na luta contra os cartéis: “Eu disse-lhe para nos deixar entrar e limpar tudo, mas, até ao momento, ele rejeitou a oferta”.

“Gosto muito do Presidente (López Obrador), dou-me bem com este Presidente, muito melhor do que com anterior (Enrique Peña Nieto), e, em teoria, este Presidente tem tendências socialistas, mas acho que ele é um bom homem”, acrescentou.

Os EUA têm uma longa lista de organizações designadas como terroristas, como as organizações islâmicas, marxistas ou separatistas. Nessas estão o Hamas palestiniano e o Hezbollah libanês, o Exército de Libertação Nacional da guerrilha colombiana (ELN), o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica Iraniana e o Estado Islâmico.

A designação dos cartéis como terroristas pode levar a novas sanções contra essas organizações, além de mais recursos para combatê-los.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.