Trump vai passar a designar cartéis mexicanos como organizações terroristas

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

México quer uma reunião de alto nível com os Estados Unidos (EUA) “o mais breve possível”, após as declarações do Presidente norte-americano, Donald Trump, que anunciou a intenção de designar os cartéis mexicanos como organizações terroristas internacionais.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, estabelecerá contacto com o se homologo norte-americano, Mike Pompeo, “a fim de discutir esta questão muito importante para a agenda bilateral”, apontou, em comunicado, o Governo mexicano, citado esta quarta-feira pela agência Lusa.

O objetivo da reunião é “conhecer o conteúdo e os planos das declarações” feitas por Donald Trump, indicou a mesma nota. “O Governo do México continuará o seu trabalho diplomático no sentido de, a partir da cooperação e da inteligência, garantir a segurança de ambos os países”, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.

Horas antes, na terça-feira, Donald Trump, afirmou que vai designar os cartéis mexicanos como organizações terroristas estrangeiras. “Sim, vou designar os cartéis de drogas. Absolutamente”, afirmou quando questionado sobre o tema durante uma entrevista de rádio no canal do conversador Bill O’Reilly.

O Presidente norte-americano reconheceu que está a trabalhar nesta matéria há 90 dias, já que “o processo não é fácil”. Não detalhou, contudo, as consequências da designação desses cartéis mexicanos como organizações terroristas.

“Não vou dizer o que vou fazer”, respondeu Trump, questionado se iria usar drones para realizar ataques.

No entanto, admitiu que ofereceu ao Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, uma colaboração na luta contra os cartéis: “Eu disse-lhe para nos deixar entrar e limpar tudo, mas, até ao momento, ele rejeitou a oferta”.

“Gosto muito do Presidente (López Obrador), dou-me bem com este Presidente, muito melhor do que com anterior (Enrique Peña Nieto), e, em teoria, este Presidente tem tendências socialistas, mas acho que ele é um bom homem”, acrescentou.

Os EUA têm uma longa lista de organizações designadas como terroristas, como as organizações islâmicas, marxistas ou separatistas. Nessas estão o Hamas palestiniano e o Hezbollah libanês, o Exército de Libertação Nacional da guerrilha colombiana (ELN), o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica Iraniana e o Estado Islâmico.

A designação dos cartéis como terroristas pode levar a novas sanções contra essas organizações, além de mais recursos para combatê-los.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Portugal com mais 79 mortos e 4.935 novos casos de infeção

Portugal contabiliza esta sexta-feira mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …