Trump ameaça republicanos que votem contra substituição do Obamacare

Chip Somodevilla / EPA

Trump assinou um decreto que determina a construção de um muro na fronteira com o México

O Presidente norte-americano e os seus assessores preveniram os congressistas republicanos que estão a pensar votar contra o projeto de lei de saúde sobre os riscos de o fazer, como serem castigados nas legislativas em 2018.

Vai haver um preço a pagar (…) aos seus próprios votantes”, avisou, durante o encontro diário com jornalistas, o assessor de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, os republicanos que não apoiam a proposta de lei para substituir a reforma do acesso aos cuidados de saúde do ex-Presidente, Barack Obama, conhecida como Obamacare.

A proposta, apoiada por Trump e pela direção republicana da Câmara dos Representantes, vai ser votada na quinta-feira por esta câmara.

Spicer também se mostrou confiante que o projeto seja aprovado no próprio dia, exatamente quando se cumpre o sétimo aniversário da promulgação do Obamacare.

Hoje, Trump deslocou-se ao Capitólio para se reunir, à porta fechada, com os congressistas republicanos da câmara baixa.

Antes, os jornalistas perguntaram-lhe se o projeto tinha o número de votos necessário para ser aprovado, a que respondeu afirmativamente.

Durante a reunião, Trump interpelou diretamente a Mark Meadows, líder do grupo Freedom Caucus, cujos eleitos consideram insuficientes as mudanças propostas, enquanto por outro lado, os republicanos mais moderados também se opõem, mas por receio de as alterações provocarem a perda de cobertura a milhões de norte-americanos.

Dos 241 republicanos na Câmara dos Representantes são precisos 216 votos favoráveis para o projeto ser aprovado esta quinta-feira.

E hoje Meadows, depois da reunião com Trump, reiterou a sua oposição, tal como a dos 21 integrantes do Freedom Caucus.

A Agência do Congresso para o Orçamento (CBO, na sigla em inglês), uma estrutura não partidária, calculou que o plano republicano, sem mudanças, vai excluir 14 milhões em apenas um ano, número que sobe para 24 milhões numa década.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vénus é um "planeta russo", diz o diretor da Roscosmos

O diretor da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitry Rogozin, disse na semana passada que Vénus é um "planeta russo", aludindo às expedições bem sucedida do seu país no planeta em meados dos anos 60, 70 …

Entrevista a Bruno Cunha, que quase morreu 7 vezes numa jogada

Postura descontraída, sorriso permanente, adora o voleibol e não procura maior reconhecimento. Bruno Cunha, 23 anos, internacional português. Reforçou a Fonte do Bastardo para a nova época e já foi uma das figuras no «jogo grande» …

Inventor português e Huawei chegam a acordo

O jornal Público avança esta sexta-feira que a produtora de telemóveis inteligentes Huawei chegou a acordo com Rui Pedro Oliveira, o empresário português que a acusava de lhe ter roubado uma ideia. Em causa estava …

OLX regista queda na procura de casas, mas oferta de imóveis subiu 228% em relação a 2019

A pandemia afetou várias áreas da economia e o setor imobiliário não fugiu à regra. De acordo com o Público, a procura de casas para alugar na plataforma OLX teve uma queda abrupta entre os …

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …