Trump ameaça republicanos que votem contra substituição do Obamacare

Chip Somodevilla / EPA

Trump assinou um decreto que determina a construção de um muro na fronteira com o México

O Presidente norte-americano e os seus assessores preveniram os congressistas republicanos que estão a pensar votar contra o projeto de lei de saúde sobre os riscos de o fazer, como serem castigados nas legislativas em 2018.

Vai haver um preço a pagar (…) aos seus próprios votantes”, avisou, durante o encontro diário com jornalistas, o assessor de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, os republicanos que não apoiam a proposta de lei para substituir a reforma do acesso aos cuidados de saúde do ex-Presidente, Barack Obama, conhecida como Obamacare.

A proposta, apoiada por Trump e pela direção republicana da Câmara dos Representantes, vai ser votada na quinta-feira por esta câmara.

Spicer também se mostrou confiante que o projeto seja aprovado no próprio dia, exatamente quando se cumpre o sétimo aniversário da promulgação do Obamacare.

Hoje, Trump deslocou-se ao Capitólio para se reunir, à porta fechada, com os congressistas republicanos da câmara baixa.

Antes, os jornalistas perguntaram-lhe se o projeto tinha o número de votos necessário para ser aprovado, a que respondeu afirmativamente.

Durante a reunião, Trump interpelou diretamente a Mark Meadows, líder do grupo Freedom Caucus, cujos eleitos consideram insuficientes as mudanças propostas, enquanto por outro lado, os republicanos mais moderados também se opõem, mas por receio de as alterações provocarem a perda de cobertura a milhões de norte-americanos.

Dos 241 republicanos na Câmara dos Representantes são precisos 216 votos favoráveis para o projeto ser aprovado esta quinta-feira.

E hoje Meadows, depois da reunião com Trump, reiterou a sua oposição, tal como a dos 21 integrantes do Freedom Caucus.

A Agência do Congresso para o Orçamento (CBO, na sigla em inglês), uma estrutura não partidária, calculou que o plano republicano, sem mudanças, vai excluir 14 milhões em apenas um ano, número que sobe para 24 milhões numa década.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Professor detido por violar aluna menor dentro de escola em Faro

Um professor de 55 anos foi detido, nesta quarta-feira, por suspeitas de ter violado uma aluna de 14 anos no interior de uma escola do concelho de Vila Real de Santo António, no distrito de …

Governo vira-se para Rio para mudar a lei e garantir o novo aeroporto

O Governo está a preparar uma alteração à Lei para evitar que o projecto do novo aeroporto do Montijo seja chumbado. Uma medida que passará, necessariamente, pela necessidade de um entendimento entre PS e PSD …

"Entretenimento saudável". Santa Casa desvaloriza estudo sobre raspadinhas

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desvalorizou a investigação da Universidade do Minho que aponta para o vício das raspadinhas. Esta sexta-feira, um artigo científico publicado na The Lancet alertou para …

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …