Tropas turcas entram no Iraque em perseguição de rebeldes curdos

STR / EPA

Tropas turcas numa barricada em combate com o PKK em Yuksekova

A Turquia confirmou esta terça-feira uma operação terrestre no norte do Iraque em perseguição de rebeldes do partido curdo PKK, enquanto o Presidente Recep Tayyip Erdogan assegurou não permitir que o futuro do país “seja abandonado aos terroristas”.

“Não abandonámos e não abandonaremos o futuro da nação a três ou cinco terroristas”, disse Erdogan num discurso em Ancara, após trinta soldados e polícias turcos terem sido mortos nos últimos três dias na sequência de dois ataques do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Os responsáveis turcos confirmaram esta terça uma operação terrestre “de curta duração” no norte do Iraque para perseguir a guerrilha curda, na origem de um ataque no domingo onde foram mortos 16 soldados turcos.

“As forças de segurança turcas atravessaram a fronteira iraquiana no âmbito do direito de perseguição aos terroristas do PKK que organizaram os recentes ataques”, disse fonte governamental à agência noticiosa AFP.

A última incursão do exército turco em território iraquiano ocorreu em 2011. Essas incursões eram muito frequentes na década de 1990 contra as bases recuadas da rebelião curda nas montanhas.

A agência noticiosa privada Dogan precisou que dois batalhões das forças especiais participam nesta operação.

Na noite de segunda para terça-feira a aviação turca voltou a bombardear intensamente os campos do PKK no norte do Iraque após o ataque de domingo em Daglica.

Ao citar fontes militares, a Dogan referiu que os raides aéreos e os ataques das forças especiais provocaram a morte “de cerca de 100 terroristas” do PKK.

Est terça, poucas horas antes do enterro dos 16 soldados mortos no domingo em Daglica, na Anatólia, junto à fronteira com o Iraque e Irão, 14 polícias perderam a vida numa nova emboscada do PKK contra um autocarro das forças de segurança, desta vez perto da fronteira com a Arménia, Azerbaijão e Irão.

Os mortíferos confrontos desde finais de julho entre o PKK e as forças de segurança turcas comprometeram em definitivo as frágeis discussões de paz entre o governo islamita-conservador de Ancara e o grupo rebelde, iniciadas no outono de 2012.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …