Tropas turcas entram no Iraque em perseguição de rebeldes curdos

STR / EPA

Tropas turcas numa barricada em combate com o PKK em Yuksekova

A Turquia confirmou esta terça-feira uma operação terrestre no norte do Iraque em perseguição de rebeldes do partido curdo PKK, enquanto o Presidente Recep Tayyip Erdogan assegurou não permitir que o futuro do país “seja abandonado aos terroristas”.

“Não abandonámos e não abandonaremos o futuro da nação a três ou cinco terroristas”, disse Erdogan num discurso em Ancara, após trinta soldados e polícias turcos terem sido mortos nos últimos três dias na sequência de dois ataques do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Os responsáveis turcos confirmaram esta terça uma operação terrestre “de curta duração” no norte do Iraque para perseguir a guerrilha curda, na origem de um ataque no domingo onde foram mortos 16 soldados turcos.

“As forças de segurança turcas atravessaram a fronteira iraquiana no âmbito do direito de perseguição aos terroristas do PKK que organizaram os recentes ataques”, disse fonte governamental à agência noticiosa AFP.

A última incursão do exército turco em território iraquiano ocorreu em 2011. Essas incursões eram muito frequentes na década de 1990 contra as bases recuadas da rebelião curda nas montanhas.

A agência noticiosa privada Dogan precisou que dois batalhões das forças especiais participam nesta operação.

Na noite de segunda para terça-feira a aviação turca voltou a bombardear intensamente os campos do PKK no norte do Iraque após o ataque de domingo em Daglica.

Ao citar fontes militares, a Dogan referiu que os raides aéreos e os ataques das forças especiais provocaram a morte “de cerca de 100 terroristas” do PKK.

Est terça, poucas horas antes do enterro dos 16 soldados mortos no domingo em Daglica, na Anatólia, junto à fronteira com o Iraque e Irão, 14 polícias perderam a vida numa nova emboscada do PKK contra um autocarro das forças de segurança, desta vez perto da fronteira com a Arménia, Azerbaijão e Irão.

Os mortíferos confrontos desde finais de julho entre o PKK e as forças de segurança turcas comprometeram em definitivo as frágeis discussões de paz entre o governo islamita-conservador de Ancara e o grupo rebelde, iniciadas no outono de 2012.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …