Troca de candidatas na corrida à ONU abre guerra política na Bulgária

WHS 2016 / Flickr

A comissária europeia Kristalina Georgieva e Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU

A comissária europeia Kristalina Georgieva e Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU

O Partido Socialista búlgaro considerou uma “desgraça” a decisão do Governo de Sofia transferir o seu apoio de Irina Bokova para Kristalina Georgieva na corrida a secretária-geral das Nações Unidas, de acordo com o site do Sofia Globe.

O executivo do primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, decidiu mudar o apoio da atual diretora da UNESCO para a atual vice-presidente da Comissão Europeia, Kristalina Georgieva, depois do afundamento de Bokova na primeira fase de votações indicativas pelo Conselho de Segurança.

A Bulgária anunciou, antes da última votação do Conselho de Segurança, que ocorreu esta segunda-feira, que poderia retirar o apoio a Irina Bokova caso a candidata não figurasse no primeiro ou segundo lugares, mas esta piorou o seu resultado e teve sete votos de “desencorajamento”, contra seis “encorajamentos”.

A líder do PS búlgaro, Kornelia Ninova, disse esta quarta-feira que a mudança do apoio de Borisov é “inaceitável e inconsistente“, considerando, segundo o Sofia Globe, que apenas revela que o Governo búlgaro sucumbiu à influência externa em detrimento dos interesses nacionais da Bulgária.

Bokova, que exerce o segundo mandato à frente da UNESCO, foi sempre uma candidata incómoda para a coligação de centro-direita que governa a Bulgária, devido ao seu passado comunista e trajeto político até ao Partido Socialista (PS) búlgaro, pelo qual chegou a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros nos anos 90.

Também o partido do ex-Presidente Georgi Purvanov, saído do PS búlgaro e fundador de um dos dois partidos mais pequenos representados na Assembleia Nacional em Sofia, o ABV, considerou a decisão como “dececionante”, pela voz de uma sua deputada, Mariana Todorova.

“Pensamos que a soberania da Bulgária e do Governo búlgaro estão em causa porque [esta decisão] foi obviamente influenciada por muitos fatores estrangeiros“, afirmou Todorova, citada pelo mesmo órgão búlgaro.

A deputada considerou ainda que Georgieva “não tem hipóteses” e isto foi “confirmado repetidamente por muitos analistas”.

Gemma Grozdanova, deputada do Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB), o partido de Boiko Borisov, manifestou, em contrapartida, a concordância com a decisão, considerando que irá aumentar as possibilidade de sucesso numa candidatura búlgara ao cargo máximo das Nações Unidas.

O que interessa é o resultado final, “é uma coisa muito importante para a Bulgária, portanto olhemos para isso de forma positiva”, afirmou Grozdanova.

Mustafa Karadaya, líder do Movimento para os Direitos e Liberdades (MDL), oposição, terceiro maior partido no parlamento búlgaro, considerou que “enquanto Estado, a Bulgária já fez muito para comprometer o sucesso nesta corrida. Vemos a decisão de hoje como mais uma que prejudica a imagem do país e em nada contribui para o sucesso na candidatura”.

Dimitar Delchev, um deputado do Bloco Reformista, uma coligação de centro-direita apoiante do Governo de Borisov, afirmou que Georgieva, enquanto candidata de centro-direita, europeia, uma candidata da Comissão Europeia, uma europeia de leste é “uma boa candidata”.

“Acreditamos que a liderança das Nações Unidas deve ser assumida por uma pessoa com um pensamento de centro-direita, tal como as pessoas que dirigem o Conselho da Europa e a Comissão Europeia”, afirmou Delchev.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Cá está, a politique mais rasteira a funcionar.
    É fácil perceber porque isto acontece. Basta ler um pouco da história destas duas senhoras.
    A Irina Bukova, esteve na UNESCO, é uma senhora reconhecidamente séria, quer como pessoa, quer como profissional. Pertenceu aos comunistas bulgaros e está agora no PS Bulgaro.
    A Kristalina Georgieva, pelo contrário, esteve sempre ligada a grandes interesses económicos, também lhe reconhecem dotes de boa profissional, fez carreira no Banco Mundial, cujo presidente, nomeado por Bush, veio do….quem haveria de ser, Goldman Sachs.
    Lá está a mafia a funcionar. A ONU é muito apetecível, desde logo porque permite o controlo, por esta gentalha da direita que se mantém no dominio da UE, os “pobrezinhos”, os “refugiados” e todo o mais tipo de gente que de uma forma ou de outra, está debilitada e convém explorar.
    Em condições normais seria aceitável, um candidato de ultima hora, entrar na corrida, violando todas as regras, saltando etapas de selecção, num profundo desrespeito pelos demais candidatos? Acho que não. É jogo de gente trafulha, patrocianada por gente trafulha como a Merkel. Isto só prova que o jogo de interesses se sobrepõe á genese e principios desta instituição. É vergonhoso e indecente.

  2. Ca está, a total falta de respeito pelos outros, a corrupção descarada, que é característica normal dos partido centro-direita.
    Os governantes Bulgaros não passam de palhaços (com todo o respeito pelos artistas de circo), ganhem juízo e respeitem as votações que foram feitas, se não respeitam isso, como vão respeitar o valores que a instituição defende? Com isso, só demonstram que não tem nenhum carácter nem a minima competência para estar à frente de uma instituição dessas.

RESPONDER

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …