Tribunal Supremo espanhol decide a favor da exumação de Franco

O Tribunal Supremo espanhol não deu razão ao recurso interposto pela família de Francisco Franco, decidindo assim de forma definitiva que o corpo do antigo ditador que governou Espanha entre 1939 e 1975 deve ser exumado da capela do Vale dos Caídos.

A decisão foi tomada por unanimidade pelos seis juízes do Tribunal Supremo que apreciaram o recurso colocado pela família de Franco, de acordo com o Observador.

A exumação de Franco foi uma das primeiras medidas a serem anunciadas pelo governo de Pedro Sánchez, pouco depois de ter tomado posse em junho de 2018. De acordo com o El País, o governo espanhol quer conseguir a exumação de Franco antes das eleições antecipadas, previstas para 10 de novembro.

A decisão surge depois de uma longa batalha jurídica, que opôs o governo socialista de Pedro Sánchez e a família do ditador, que se opõe à sua exumação. Além disso, os netos do ditador colocaram a possibilidade de voltar a enterrá-lo na catedral de Madrid, onde já estão enterrados a filha e o genro de Franco.

Um relatório da delegação do Governo recomendou não enterrar Franco nessa catedral, a poucos metros do Palácio Real, no centro de Madrid, por motivos de ordem pública, e também para evitar que estejam num lugar onde possam receber homenagens, em cumprimento da Lei de Memória Histórica.

Franco foi enterrado após a sua morte na basílica do monumento do Vale dos Caídos, construído a pedido do ditador nas montanhas a 55 quilómetros a norte de Madrid. Esse monumento abriga os restos mortais de várias dezenas de milhares de falecidos durante a Guerra Civil de 1936-1939 e nos anos posteriores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.