Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

4

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. “Obviamente, não é possível”, foi a resposta.

Ana Matos Pires, Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja, contou o insólito episódio no seu perfil do Facebook, relata o Diário de Notícias.

“Ó pá, ó pá, ó pá, esta nunca me tinha acontecido. Um ofício de um tribunal a perguntar-me se será possível ir fazer uma avaliação pericial psiquiátrica a… um morto“, escreveu a psiquiatra na rede social, citada pelo DN.

O jornal refere que está em causa um processo de contestação judicial de uma herança, sendo que a notificação enviada ao hospital indicava que a perícia poderia ser feita na campa do falecido, no respectivo cemitério.

O objectivo do Tribunal era apurar se o morto, falecido em 2016, estaria na posse de todas as suas faculdades mentais aquando da elaboração do seu testamento.

“Obviamente, não é possível”, foi a resposta da psiquiatra enviada ao tribunal.

Entretanto, na reacção à publicação da Directora de Psiquiatria, surgem vários comentários que brincam com a situação caricata. “Doente pouco comunicativo, mora em isolamento em local de difícil acesso, não colaborou com avaliação”, eis um desses comentários referidos pelo DN, em jeito de análise possível a enviar ao tribunal.

“Sociopata/Cadáver? A reavaliar a outro tempo se houver alteração no comportamento actual”, diz outro utilizador.

“Recomendação ao tribunal: de momento não parece representar um perigo para si ou para terceiros”, conclui ainda outro comentário.

Certo é que a impossibilidade lógica da perícia psiquiátrica poupou ao Ministério da Justiça cerca de 400 euros, o valor que custaria o exame.

ZAP //

4 Comments

  1. Tanta inteligência nesse tribunal, que até me ofuscou, será que não deveriam mandar TODOS os funcionarios desse tribunal, plantar batatas?

  2. Quem deveriam fazer um exame psicologico, era o juiz que ordenou e os funcionarios que promoveram, será que são extraterrestes ou loucos?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.