A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores.

As participações sociais da Gestifute S.A. e da Gestifute International Limited são geridas, desde 2008, pela holding Start SGPS que, por sua vez, é detida pela Start BV. Na direção está Jorge Mendes, com a sua esposa, Sandra Mendes, na vice-presidência.

No mês passado, Carlos Osório de Castro saiu da presidência do Conselho de Administração da holding, dando o lugar ao próprio Jorge Mendes. Osório de Castro é advogado da Gestifute e a sua firma consta de todos os grandes negócios feitos por Jorge Mendes.

Start SGPS



Além da Start BV, a lista de sócios/acionistas da Start SGPS é ainda constituída pela Fosun e pela Champion Start Limited.

A Start BV é uma empresa de fachada fundada em 2012 que permitiu a Jorge e Sandra Mendes, segundo uma investigação da Mediapart, ganhar 67 milhões de euros dos lucros da sua empresa Gestifute sem pagar impostos. 

De acordo com a sua declaração fiscal, Jorge Mendes apenas declara salários. Oficialmente não recebe nenhum dividendo do grupo Gestifute, enquanto a empresa gera dezenas de milhões em lucros. Estes dividendos, que seriam tributados a 28% em Portugal, são artificialmente transformados em mais-valias na alienação de ações, que não são tributadas cá.

Em vez de pagar dividendos, a Start SGPS recomprou ações do agente, cancelando-as depois. Isto não muda nada para Jorge Mendes, já que ele continua a ser 100% acionista, mas é excelente para o seu portfólio, porque a venda das ações não é tributada. 

Em outubro de 2012, Jorge Mendes deu à sua esposa 49,99% da holding portuguesa, a Start SGPS. Quando em novembro o empresário constituiu a Start BV, cedeu-lhe 51,01% do restante capital da Start SGPS. Depois, em dezembro, Mendes comprou à sua mulher por dezenas de milhões de euros, através da Start BV, os 49,99% da Start SGPS que lhe tinha dado dois meses antes. 

No total, Sandra Mendes recebeu 67 milhões de euros, livres de impostos, com a venda ao marido das ações que este lhe tinha cedido gratuitamente. 

ZAP

Jorge Mendes deu 49,99% da Start SGPS a Sandra Mendes, que depois vendeu por 67 milhões à Start BV, a empresa fachada que detém a Gestifute.

A Champion Start, a outra empresa acionista da Start SGPS, foi fundada em 2010 por Xinjun Liang, presidente da Fosun. O vice-presidente principal e diretor de recursos humanos da Fosun International, Donghui Pan, é o diretor da empresa.

A Start SGPS detém ainda 48,13% da Polaris, empresa que trata dos direitos de imagem de Ronaldo. 

Ronaldo entregou os direitos de imagem em 2009 à Tollin, nas Ilhas Virgens Britânicas. Por sua vez, a Tollin entregou os direitos à Multisports & Image Management (MIM), empresa irlandesa com ligações a Jorge Mendes, e à Polaris Sports, empresa gerida por um sobrinho do agente português.

A tríade Mendes-Fosun-Wolves

As estratégias do Wolverhampton no mercado foram consideradas durante anos à margem da legalidade do futebol. A ligação entre Jorge Mendes e a Fosun, que detém o clube inglês, é aceite pelas Associações de Futebol e pelos regulamentos em vigor, mas que em todo o caso torna as operações de mercado realizadas nos últimos anos no mínimo “ambíguas”.

Em 2016, a Gestifute e a Fosun formalizam uma parceria com o objetivo de “estabelecer uma relação que contribua para a dinamização da expansão do futebol na China, quer na vertente desportiva como na comercial, criando uma nova ‘joint venture’ no país”, lê-se no comunicado da Gestifute.

A cerimónia contou com a presença de várias figuras conhecida do futebol, como por exemplo José Mourinho, Domingos Oliveira e Bernardo Carvalho (Benfica), Luíz Fernandez, Rafael de los Santos e Begoña Sanz (Real Madrid) ou Vadim Vasilyev (Mónaco).

Curiosamente, estas são figuras de clubes que fazem parte do chamado “Carrossel Jorge Mendes”, que o ZAP chamou a atenção em fevereiro.

A FIFA deve agora implementar novos regulamentos para agentes de jogadores a partir do próximo ano. As diretivas preveem que “qualquer pessoa ou entidade que tenha um interesse económico, direto ou indireto, numa liga ou clube, não pode ter interesse económico na atividade de agente de jogadores, nem poderá exercer qualquer função numa empresa privada que gere os interesses dos jogadores” 

Parece uma lei escrita especificamente contra Jorge Mendes, mas obviamente visa limitar a influência de todos os superagentes nas operações dos clubes de futebol, escreve o jornal britânico The Times.

Vendo os negócios entre jogadores na influência de Jorge Mendes e o Wolverhampton rapidamente se percebe o problema existente.

Na história recente do clube inglês, são vários os jogadores nos quais o empresário português esteve envolvido direta ou indiretamente: Rui Patrício, Willy Boly, Roderick Miranda, Nélson Semedo, Rúben Vinagre, Sílvio, João Teixeira, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro, Ola John, Rúben Neves, Pedro Gonçalves, Diogo Jota, Rafa Mir, João Moutinho, Jonny Castro, Raúl Jiménez, Paulo Alves, Boubacar Hanne, Vitinha, Pedro Neto, Daniel Podence e Bruno Jordão.

A premissa é simples. Olhe-se para o caso mais recente de Fábio Silva, por exemplo. O jovem internacional português, agenciado por Jorge Mendes, foi comprado pelo Wolverhampton ao FC Porto, por 40 milhões de euros. Os Wolves pagaram 7 milhões de euros de comissão à Gestute, de Jorge Mendes.

ZAP

O negócio de Fábio Silva, contratado pelo Wolverhampton ao FC Porto.

Quid pro quo. Jorge Mendes ganha dinheiro das comissões e a Fosun, que detém o Wolverhampton, vai buscar parte desse dinheiro por deter uma parte da Gestifute.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …